MAC oferece curso especialmente para terceira idade

15/12/2014 00:00 / Atualizado em 06/05/2020 18:05

Aproximar o público e despertar o interesse da população pela arte é um desafio diário para todos os profissionais que trabalham na área. Entretanto, o desafio é ainda maior quando se trata de apresentar a arte e seus conceitos para pessoas da terceira idade. Por isso, o MAC (Museu de Arte Contemporânea) da USP realiza cursos especialmente voltados para o público idoso.

O curso começou em 1989 originalmente com o nome de Lazer com Arte para a Terceira Idade (LATI), porém, este ano, a ideia foi reformulada e adaptada. Adotando o nome de Arte Contemporânea para a Terceira Idade (ACTI) os módulos passaram a contar com oito aulas ao longo do período de dois meses e os interessados também foram divididos em duas turmas.

A primeira é restrita àqueles que não têm nenhuma experiência prévia em artes e não são iniciadas na digitalidade. Já o segundo grupo é formado por pessoas com experiência artística e que conhecem o mundo digital.

Segundo o coordenador do programa, Sylvio Coutinho, o conhecimento do acervo é o que nutre toda a programação. “No primeiro encontro eu faço uma auto-apresentação e já peço pra eles trazerem três trabalhos próprios, nem que seja um pano de prato bordado.

Na segunda aula, acontece uma visita guiada e as impressões que eles têm já começam a formar um repertório artístico, então, tudo é desencadeado pela visita”, relata.

O educador conta que alguns alunos procuram o curso, em suas diferentes modalidades, há mais de sete anos e que essa continuidade também traz abordagens e conhecimentos bastante distintos.

As turmas são de 15 pessoas e os encontros acontecem uma vez por semana para cada grupo. O objetivo do curso é oferecer uma abordagem que dialoga e, assim, favorece um aprofundamento conceitual maior.

Através do diálogo com as pessoas, o curso se propõe a instigar uma percepção mais sensorial e criativa da poética das obras do MAC. As atividades práticas articulam informações da história e da teoria da arte e procuram contextualizar o desenvolvimento de atividades práticas de ateliê em diversas linguagens artísticas. Dessa forma, o curso oferece uma visão bastante ampla de todo o processo artístico, até resultar no produto final, aquele que pode ser observado nas exposições-relâmpago montadas, produzidas e apresentadas pelos próprios alunos.

As inscrições para participar do curso no próximo módulo ainda não estão abertas, mas é possível visitar gratuitamente as obras em exposição no MAC.

MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA
Onde: Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301, Ibirapuera
Horário: quarta a domingo, das 10h às 18h, e às terças-feiras, das 10h às 21h.
Informações: (11) 3091-3559, e-mail: [email protected] ou site mac.usp.br.

Via Agência USP