ONG leva jovens da rede pública do RS para intercâmbio
A ONG Foco Empreendedor, que existe desde 2011, mantém projetos sociais que fomentam ações por meio do empreendedorismo. Esses programas atendem jovens de 13 a 17 anos em Santa Cruz do Sul (RS). O projeto piloto Intercâmbio Assistido, criado neste ano, seleciona 10 entre 35 mil jovens da rede pública de ensino da região para fazer uma viagem de dez dias com o acompanhamento de um professor do colégio.
O intuito é fazer com que vivenciem, na prática, a cultura, a língua e os costumes do Reino Unido, para que possam ampliar suas visões de mundo. No retorno ao Brasil, compartilham suas experiências e aprendizados com a comunidade escolar, promovendo um efeito multiplicador e motivador.
O processo seletivo
- Veio para São Paulo no feriadão? Então conheça 10 museus na cidade que dá para visitar usando apenas o metrô
- EUA oferecem intercâmbio para jovens brasileiras
- Curso gratuito promove reflexão crítica através de foto e vídeo
- 64 sites que oferecem cursos gratuitos online com certificado
Dos 35 mil jovens atingidos, 957 fizeram a inscrição por meio de uma carta de intenção, 180 participaram da primeira seleção, 36 foram escolhidos e os 10 melhores foram contemplados.
“São alunos que não possuem condições financeiras para realizar um projeto educacional internacional dentro da sua vida escolar”, explicam organizadores do projeto.
Os três alunos com melhor pontuação dão oportunidade a seus educadores para acompanhar o intercâmbio, que ocorrerá na cidade de Hastings.
Para custear a viagem, a ONG iniciou uma ação de crowdfunding para arrecadar R$ 35.750. Os interessados em contribuir podem fazê-lo até o próximo dia 10 de janeiro e recebem recompensas.
A Foco Empreendedor estima que já alcançou mais de 10 mil estudantes, professores e diretores com seus projetos. Saiba mais sobre a instituição no Facebook.