Documentário revela as ameaças do consumo excessivo de carne
A população do planeta tem se alimentado com duas vezes mais carne do que há 50 anos. A pecuária responde hoje por 14,5% das emissões de gases de efeito estufa causadas pelo homem, a mesma quantidade produzida por todos os carros, aviões e barcos do mundo, segundo a FAO – Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação.
No documentário “A Verdade Sobre a Carne” (“The Truth About Meat”), que estreia hoje na BBC Earth, a Amazônia é um dos exemplos de como as florestas estão sendo desmatadas para a criação extensiva e a produção de cereais. “É loucura alimentar gado com comida de gente”, alerta Philip Lymbery, CEO da Compassion in World Farming, que critica o grande uso de água, terras e combustíveis para a criação de animais.
Para mostrar que é possível se alimentar de carne sem prejudicar a natureza, o médico e documentarista Michael Mosley viajou pelo Reino Unido e pelos EUA para trazer exemplos como o do ativista e pesquisador Simon Felly, que pratica, em sua fazenda, a defesa de que o equilíbrio pode ser atingido por meio das formas de produção tradicionais, como alimentação natural e criação simultânea de vacas, porcos e galinhas.
- Proteção animal: pesquisa revela que a indústria de carne suína não respeita o bem-estar dos bichos
- ONU afirma que consumo de carne está destruindo o planeta
- Imposto para frear consumo excessivo de carne ganha força
- 6 documentários para pensar sobre nossos hábitos de consumo
Apesar de concluir que as soluções para diminuir o impacto ambiental da pecuária passam necessariamente pela redução do consumo de carne bovina, “The Truth About Meat” não deixa os carnívoros na mão: revela qual é a quantidade máxima que pode ser consumida diariamente por uma pessoa que busca uma alimentação sustentável.
SERVIÇO
Documentário: “The Truth About Meat”
Onde: BBC Earth
Quando: dia 6 de outubro, à meia- noite; reprise dia 11 de outubro, às 15h20
Por QSocial