Prefeitura quer instalar ‘centros de inovação’ públicos em São Paulo
A Prefeitura de São Paulo anunciou na semana passada que pretende instalar 12 centros públicos de inovação, conhecidos como FabLabs, na cidade até o final deste ano.
Os FabLabs são centros de produção que disponibilizam aparelhos como impressoras 3D e cortadores a laser para fabricação de máquinas e realização de experimentos. Esses espaços também irão receber professores para dar aulas sobre o uso dos programas e dos equipamentos.
“O objetivo é ter um espaço público com acesso à internet e a instrumentos mais modernos”, afirmou o Secretário de Serviços, Simão Pedro Chiovetti, na abertura da Campus Party, evento sobre tecnologia.
- SP abre 1.145 vagas em cursos gratuitos na área da cultura
- O que fazer em São Paulo? A Catraca Livre te conta:
- SP 470: 47 curiosidades sobre São Paulo que talvez você não sabia
- Da periferia ao mundo corporativo: conheça a trajetória da cabeleireira que abriu salões de beleza dentro de várias empresas de São Paulo
A ideia da prefeitura é instalar os laboratórios em várias regiões da cidade. Duas das FabLabs serão instaladas na Vila Itororó, antigo cortiço na região do Bexiga que será transformado em centro cultural, e no bairro de Cidade Tiradentes, no extremo leste de São Paulo.
O edital para licitação dos equipamentos e capacitação dos professores deve ser publicado até a próxima semana.
“Vamos lançar edital para que uma empresa possa oferecer o serviço (atendimento ao usuário e cursos) e nós compraremos os equipamentos. E também vamos investir em capacitação de pessoas para assumir esses centros”, afirmou Chiovetti.
Via Estadão