Aprenda a fazer hambúrguer de falafel delicioso
Sem frutos do mar
5 pessoas
Gourmetizando
Árabe
Essa iguaria árabe é muito versátil, extremamente saborosa, muito acessível e não é difícil de preparar
O falafel é um salgadinho originário do oriente médio, feito a partir de grão-de-bico e temperos. Normalmente é consumido com pão pita e tahine. A versão que trazemos hoje de hambúrguer de falafel preserva o máximo possível o sabor original desse prato. Seguimos fielmente a receita original, e não adicionamos farinha de qualquer tipo. Utilizamos apenas grão-de-bico e temperos naturais.
Na versão de hambúrguer, esse prato ganha outras possibilidades de consumo. Você consegue consumir com outros tipos de pão, durante o almoço e jantar com arroz e feijão, acompanhado de salada, como lanche. Você também não vai precisar fritar, você pode prepará-lo no forno ou na airfryer, sem adição de óleo, ou selar com um fio de azeite na frigideira. Dessa forma, o falafel fica muito mais saudável, mas igualmente saboroso.
Acompanhe essa e outras receitas em nossa página no Instagram: LeJulet Veg
- 1 xicará de grão de bico cru
- 1 unidade de cebola média picada grosseiramente
- 2 unidades de dentes de alho picados grosseiramente
- 1/2 xicarás de salsinha picada grosseiramente
- 1/2 xicarás de cebolinha picada grosseiramente
- 1/4 xicarás de coentro picado grosseiramente
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de cominho
- 1 colher de chá de pimenta síria (se não tiver, não coloque, mas é altamente recomendado)
- 1/2 colheres de chá de pimenta do reino
- 2 colheres de sopa de gergelim
- 1. Coloque o seu grão de bico de molho em água entre 24 e 48 horas. Troque a água da demolha de 12/12 horas. No final, descarte a água da demolha e lave bem os grãos. Esse passo é fundamental e não pode ser desconsiderado.
- 2. Num processador, adicione a grão de bico demolhado e todos os demais ingredientes. Talvez você precise dividir em duas porções para fazer melhor. Você pode fazer no liquidificador, mas vai ter q porfio ar os ingredientes em muito mais vezes.
- 3. Processe a massa até obter uma massa moldável. Atenção aqui!!!!! Você não pode processar demais, senão o falafel perderá a sua consistência característica. A massa jamais deve virar uma pasta. Ela é constituída de mimi pedacinhos de grão de bico. Se utilizar liquidificador, vai pulsando aos poucos, com cuidado para não passar do ponto.
- 4. Quando estiver com a massa no ponto, molde os hambúrgueres com a mão molhada. Não é tão fácil moldar, mas com paciência você consegue. Nós não utilizamos farinha de trigo para ajudar na consistência, afinal tentamos fazer uma receita mais tradicional, mas você pode adicionar um pouco (uma ou duas colheres de sopa) se tiver muita dificuldade em moldar.
- 5. Essa massa é tradicionalmente frita por imersão. Como aqui evitamos essa técnica de cocção, recomendo congelar os hambúrgueres antes de cozinhar, para que ele não perca a estrutura.
- 6. Você pode grelhar numa frigideira untada com óleo (cerca de 3 min de cada lado com a frigideira tampada, para que o grão de bico cozinhe, afinal ele está cru), ou assar no forno ou na airfrayer.
- 7. Sirva.