Cinusp comemora aniversário do cineasta Alain Resnais com mostra gratuita
Programação inclui longas e curtas-metragens que datam desde 1950 até 2013 - com o novo "Vocês Ainda Não Viram Nada!"
Alain Resnais chega aos 91 anos como um dos nomes que contribuiu efetivamente para o desenvolvimento do cinema moderno. Também precursor da nouvelle vague, o francês optou por obras mais focadas na estética e não tão fundamentadas em suas ideologias ou vida pessoal. Para celebrar a data, o Cinusp – em parceria com a Cinemateca da Embaixada da França no Brasil – realizará a mostra gratuita “Alain Resnais – Revolucionário Discreto“, em cartaz de 3 a 14 de junho.
Com sessões às 16h e 19h, a programação apresenta trabalhos do início de carreira, datados de 1950, até filmes contemporâneos. Entre suas obras precursoras está o documentário Noite e Neblina, que tinha como tema o extermínio de pessoas nos campos de concentração nazista.
Também serão exibidos filmes mais recentes como as comédias românticas Amores Parisienses e Medos Privados em Lugares Públicos, além do recém-lançado Vocês ainda não viram nada. Veja mais detalhes sobre os filmes da mostra:
Noite e Neblina
Data: 3/6
Horário: 16h
Diretor: Alain Resnais
Informações técnicas: França, 1955, 35mm, cor/p&b, 32′. Classificação – 14 anos.
Sinopse: Encomendado pelo Comitê de História da Segunda Guerra Mundial, o filme alterna as paisagens serenas e coloridas de campos de concentração nazistas abandonados, no presente, a imagens de arquivo que retratam os horrores passados ali durante o Holocausto, sob um texto do escritor Jean Cayrol, ele próprio um ex-prisioneiro. Um dos mais importantes documentários da história do cinema.
http://youtu.be/jGKY0_GSbto
Amores Parisienses
Datas: 6/6 e 12/6
Horários: 16h e 19h, respectivamente
Diretor: Alain Resnais
Informações técnicas: França, 1997, 35mm, cor, 120’. Classificação – 14 anos.
Sinopse: Musical que utiliza canções populares francesas para ilustrar a ciranda de problemas cotidianos e desencontros amorosos de seis personagens cujos destinos se cruzam pelas ruas de Paris. Sucesso de bilheteria em todo o mundo, o filme recebeu sete prêmios César, incluindo os de Melhor Filme e Melhor Ator, para André Dussollier.
Medos Privados em Lugares Públicos
Data: 7/6 e 13/6
Horários: 19h e 16h, respectivamente
Diretor: Alain Resnais
Informações técnicas: França/Itália, 2006, 35mm, cor, 120’. Classificação – 12 anos.
Sinopse: Diversos personagens têm suas vidas cruzadas na busca por calor humano no frio inverno parisiense: um corretor imobiliário que mora com sua irmã, um casal em crise que tenta alugar um imóvel e um barman cujo pai idoso é cuidado por outra profissional daquela mesma agência imobiliária. Vencedor dos prêmios de Melhor Diretor e Melhor Atriz (Laura Morante) no Festival de Veneza, o filme permaneceu em cartaz em São Paulo por mais de três anos.
http://youtu.be/6SH5E5UP-Ac
Vocês ainda não viram nada!
Datas: 11/6 e 14/6
Horários: 16h e 19h, respectivamente
Diretor: Alain Resnais
Informações técnicas: França/Alemanha, 2012, 35mm, cor, 115’. Classificação – 12 anos.
Sinopse: Após sua morte, um famoso dramaturgo convoca em testamento seus amigos atores, com os quais encenou diferentes versões da peça Eurídice, para que visitem sua mansão e ali assistam aos registros de sua mais nova montagem da peça, protagonizada por uma jovem companhia teatral. Enquanto assistem ao registro em vídeo, os atores – nos papéis de si mesmos – se deixam levar pelas memórias e passam a contracenar com as imagens, reencarnando personagens vividos anteriormente.
[tab:END]
A programação completa está disponível no site do Cinusp.