Ciclo Cassavetes em Santo André

divulgação
John Cassavetes

Durante todo o mês de setembro acontece no Sesc Santo André o “Ciclo Cassavetes”. Com a exibição de filmes do cineasta vanguardista, John Cassavetes.

A geração beat encontrou em sua figura o melhor intérprete, que provocou uma mudança de rumo brutal no cinema americano, fazendo com que seus filmes independentes jamais fossem ignorados.

Neste ciclo será possível acompanhar sua sensibilidade e talento inigualáveis.

Confira a programação:

01 /09

20h

A Morte de um Bookmaker Chinês

Cosmo Vitelli (Ben Gazzara) é proprietário de uma boate de strip-tease em Los Angeles. Ele fez uma alta dívida no jogo de pôquer, mas não tem dinheiro ara quitá-la. Em troca, a máfia exige que ele mate um bookmaker chinês para saldar a dívida. Para isso, Cosmo se envolve no submundo do crime e do jogo.

Uma desencantada reflexão sobre o poder e o dinheiro.

Assista ao trailer:

08/09

20h

Sombras

Filme de estréia como diretor de John Cassavetes, considerado o pai do cinema independente norte-americano. A produção gira me torno de três irmãos mulatos, que convivem com amores e preconceitos, interpretados por alunos de um seminário sobre teatro ministrado pelo diretor.

Na trama, Leila é morena-clara e se apaixona por um branco. Mas, quando ele conhece os irmãos dela, bem mais escuros, o relacionamento começa a ruir.

A trilha sonora leva a assinatura de Charles Mingus e tem muitos momentos de improviso, assim como a atuação dos atores. Um dos filmes essenciais a qualquer cinéfilo, obra do maior ícone do cinema independente norte-americano.

Assista ao trailer:

15/09

20h

Faces

Segundo filme independente de Cassavetes, a produção foi adaptada de uma peça teatral do próprio cineasta. A trama acompanha a lenta desintegração de um casamento de classe média alta norte-americana, em que o marido se envolve com uma garota mais jovem, que conheceu no bar e a esposa começa uma relação com um garoto de programa.

O filme recebeu três indicações ao Oscar – roteiro original, ator coadjuvante e atriz coadjuvante.

Assista ao trailer:

21/09

20h

Noite de Estréia

Uma atriz em crise por não querer encarar o fato de estar envelhecendo, entra em um redemoinho emocional após a morte de uma fã.

Seu frenesi é pontuado pela música em ritmo grandiloquente com o provável propósito de evidenciar a teatralidade e a espetacularidade da obra, posicionando-a acima da vida comum.

Assista ao trailer: