Cinemateca faz homenagem a John Cassavetes

Mostra reúne longas de sucesso do cineasta

Por Redação
17/05/2012 16:02 / Atualizado em 05/05/2020 16:29

Seu primeiro longa-metragem, “Sombras” (1959) é considerado um dos marcos do cinema moderno americano. Neste mês, a Cinemateca apresenta cinco produções do cineasta considerado um pioneiro do cinema independente americano, John Cassavetes (1929-1989).

Avesso ao sistema, o cineasta criou um método de trabalho baseado no improviso, na diluição das convenções e na liberdade da câmera e fez parte do grupo “Hollywood mavericks” – nome dado aos diretores americanos que ergueram suas obras em atrito com os grandes estúdios.

A mostra reúne os filmes “Sombras”, “Faces”, “Uma mulher sob influência”, “Noite de estreia” “A morte de um bookmaker chinês”. As sessões acontecem até este domingo, 20, com entrada até R$ 8. Confira a programação completa aqui. 

Sombras

Sombras (Shadows, EUA, 1959, pb, 87’ dir.: John Cassavetes)

O longa narra a história de uma jovem negra que se apaixona por um rapaz branco, e de seus dois irmãos que também enfrentam o preconceito racial. Primeira experiência de Cassavetes como diretor, o filme apresenta os principais elementos estilísticos da obra de sua obra – o improviso, a presença determinante dos atores, a câmera livre e o uso de técnicas próprias ao documentário e ao cinema direto.
http://www.youtube.com/watch?v=_JMuLsGPp-k

Faces

Faces (Faces, EUA, 1968, cor, pb, 130’, dir.: John Cassavetes)

O segundo longa do cineasta e sucesso de bilheteria, Faces foi indicado ao Oscar em diferentes categorias – roteiro original, melhor ator e atriz coadjuvante. Depois de pedir divórcio, empresário vai ao encontro de uma garota de programa. Enquanto isto, sua mulher traz para casa um rapaz que conheceu numa boate.