Cinemateca recebe “Mostra Prêmio ABC”

Evento reúne clássicos nacionais

Por Redação
12/04/2012 14:59 / Atualizado em 05/05/2020 16:28

Adultério à brasileira de Pedro Carlos Rovai é um dos destaques
Adultério à brasileira de Pedro Carlos Rovai é um dos destaques - 018184

Ficções, documentários, recordistas de bilheteria, filmes independentes e trabalhos realizados em escolas e universidades. A Cinemateca, em parceria com a Associação Brasileira de Cinematografia, recebe a “Mostra Prêmio ABC 2012”, com obras do cenário visual brasileiro e também uma seleção de curtas e longas metragens que concorrem ao prêmio.

Títulos como “Limite”, de Mário Peixoto, “Cabra Marcado para Morrer”, de Eduardo Coutinho e “O Leão de Sete Cabeças”, de Glauber Rocha, integram a programação. Além dos clássicos, o evento exibirá os longas-metragens que estão concorrendo ao Prêmio ABC como “Assalto ao Banco Central”, de Marcos Paulo, “Bruna Surfistinha”, de Marcus Baldini, “Capitães da areia”, de Cecilia Amado e Guy Gonçalves, “O homem do futuro, de Cláudio Torres”, “Lope”, de Andrucha Waddington, “O palhaço”, de Selton Mello e “Vips”, de Toniko Melo.

As exibições, com entrada Catraca Livre e ficam em cartaz até o dia 6 de maio.

Confira a programação completa aqui

Cabra Marcado para Morrer

Cabra Marcado para Morrer (Rio de Janeiro, 1984, 35mm, cor/pb, 119′, dir.: Eduardo Coutinho)

Uma das obras-primas do documentário político brasileiro, narra a vida de João Pedro Teixeira, líder camponês da Paraíba assassinado em 1962. Parte da história das ligas camponesas de Galiléia e de Sapé e a vida de João Pedro surgem através das palavras de sua viúva, Elizabeth Teixeira, que fala sobre a sua trajetória nesses 20 anos e das dificuldades da família perseguida pela ditadura militar.

http://www.youtube.com/watch?v=_y7taWqWgt8

O leão de Sete Cabeças

O leão de Sete Cabeças (Der leone have sept cabeças, Itália/França, 1970, 35mm, cor, 95′, dir.: Glauber Rocha)

A primeira produção do cineasta no exílio, contou com a colaboração do diretor italiano Gianni Amico, grande incentivador do Cinema Novo e da música brasileira na Itália. O longa aborda a história do guerrilheiro latino-americano Pablo e do líder negro Zumbi unem-se para libertar o continente africano do jugo dos colonizadores.

O Palhaço

O Palhaço (Rio de Janeiro, 2011, 35mm, cor, 90′, Dir.: Selton Mello)

Pai e filho formam uma dupla de palhaços e lideram uma trupe de artistas circenses pelas estradas do Brasil. Tudo corre bem até o momento em que o jovem palhaço questiona sua vocação e decide partir, por conta própria, para uma nova aventura.