“Educação no Cinema” é tema do Cine Sábado no Sesc Vila Mariana

Três longas-metragens que abordam temas pedagógicos têm exibição Catraca Livre

Por Redação
18/05/2012 14:47 / Atualizado em 07/05/2020 10:19

“Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda”. O raciocínio do educador Paulo Freire mostra de forma direta o valor fundamental da educação para a vivência em coletividade.

No cinema, o tema tem recebido cada vez mais atenção. Seja no Brasil ou no exterior, histórias que abordam transformações relacionadas a diferentes aplicações pedagógicas têm rendido bons debates acadêmicos e públicos. E mostrado que a construção de uma sociedade justa e igualitária depende do envolvimento de todos.

Lançando foco para essas questões, o Sesc Vila Mariana traz na programação do seu Cine Sábado de maio o tema “A Educação no Cinema”. Três longas-metragens contemporâneos são exibidos nos dias 12, 19 e 26, sempre às 14h45, com entrada Catraca Livre.

A programação em detalhes você acompanha abaixo:

Pro Dia Nascer Feliz

Dia 12, às 14h45

Pro Dia Nascer Feliz (Brasil, 2006, 88’, dir.: João Jardim)

O filme captura o dia-a-dia de alunas e professores de Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro. As entrevistas são intercaladas com sequências de observação do ambiente. As entrevistas são tocas intercaladas com sequências de observação do ambiente das escolas.

[tab:Cine Mambembe – O Cinema Descobre o Brasil]

Dia 19, às 14h45

Cine Mambembe – O Cinema Descobre o Brasil (Brasil, 1998, 56’, dir.: Laís Bodanzky)

Com direção de Laís Bodanzky e roteiro de Luiz Bolognesi, o filme registra a viagem do casal pelo interior do Brasil, exibindo curtas-metragens brasileiros em praças públicas para um público sem acesso às salas de cinema. Do sul da Bahia a Amazônia, esse documentário descobre um país que assiste ao cinema e se vê na tela pela primeira vez.

 

A onda

Dia 26, às 14h45

A Onda (Die Welle – Alemanha, 2006, 106’, dir.: Dennis Gansel)

Um professor do ensino secundário encarrega os seus alunos de levarem a cabo uma experiência fora do comum, sobre como é viver num regime ditatorial. A experiência começa a atingir proporções inesperadas quando é formada uma unidade social com vida própria.