“Semanas de Dança – Públicos” no CCSP

Por Redação
05/05/2011 10:23 / Atualizado em 05/05/2020 16:18

Entre 5 de maio e 26 de junho, o Centro Cultural São Paulo (CCSP) promove o festival “Semanas de Dança – Públicos”, com a entrada gratuita.

Iniciado nos anos 1990, Semanas de Dança é reconhecido pelos profissionais da área como uma possibilidade de mostrar seus trabalhos coreográficos, muitas vezes inéditos.

Em 2011, o projeto articula temporadas das companhias com ações de mediação diversificadas (oficinas) que pretendem atingir novos públicos, não necessariamente próximos à linguagem da dança.

Abertura

Abertura: Percursos de Área Reescrita
J.Gar.Cia Dança Contemporânea.

Os lugares por onde se passa, de um jeito que nunca se viu.

Dia 5, às 19h30

Área Reescrita

Área reescrita (2010)
J.Gar.Cia Dança Contemporânea. Dir.: e coreografia: Jorge Garcia. Com Amanda Raimundo, Jorge Garcia, Martina Sarantopoulos e outros, além de bailarinos convidados. Contemplado pelo 8º edital do Programa Municipal de Fomento à Dança. 70 min. Classificação: a partir de 18 anos.

Enxergar as mesmas coisas de um modo diferente. É com esse espírito que a companhia saiu das salas de ensaio e se propôs a investigar a cidade. Depois, transportou a realidade das ruas para dentro do teatro. A encenação foi reformulada para esta apresentação no CCSP.

De 5 a 8, às 20h (retirar ingresso na semana da apresentação)

Diálogo

Benjamin Taubkin e Morena Nascimento – Um diálogo entre dança e música (2010)
Concepção: Benjamim Taubkin e Morena Nascimento. Coreografia: Morena Nascimento. 45 min. Livre.

Este trabalho surge do encontro entre Taubkin e Morena e do diálogo sobre as vivências pessoais e experiências criativas na vida de cada um. A encenação leva a uma “diluição” espontânea das fronteiras entre as linguagens (música e dança).

De 5 a 8, às 21h (retirar ingresso na semana da apresentação)

Um Solo

Um Solo de muitos caminhos (2010)
Projeto Clarabóia. Concepção e dir.: Alan Scherk e Mariana Delgado. Intérpretes-criadores: Alan Scherk, Calu Zabel, Maíra Silvestre e Mariana Delgado. 30 min. Livre.

Quatro “palcos-caixas” móveis se deslocam pelo espaço, inspirados nos modos como o corpo se apropria dos espaços na cidade de São Paulo em seus fluxos e trajetórias, investigando a relação entre os artistas e as pessoas que “habitam” o lugar/obra.

Dias 7 e 8, às 19h

Espetáculo Mediado

Espetáculo Mediado
Apresentação fechada para grupos, seguida de uma vivência proposta pelos bailarinos.

Família, grupos e escolas. Agendamento pelo e-mail: [email protected] . Informações: 3397-4036.

Dias 11 e 18, às 14h30. Dias 13 e 20, às 10h30

Modos de Ver

Modos de ver (2001)
Projeto 10 Anos da Cia. Oito Nova Dança – Ancestralidade do Corpo. Concepção e dir.: Lu Favoreto. Intérpretes-criadores: Ciro Dodoy, Georgia Lengos, José Romero e outros. 55 min. Livre.

Um olhar para o corpo como estrutura, poesia e movimento, criando um diálogo entre dança, música e artes plásticas que procura resgatar suas potencialidades integradas a seu habitat.

De 12 a 15, 19h (retirar ingresso na semana da apresentação)

Em Deriva

Drifting/ Em deriva
António Pedro Lopes & Gustavo Ciríaco. Concepção, dir., coreografia e interpretação: António Pedro Lopes e Gustavo Ciríaco. 50 min. Classificação: a partir de 12 anos.

Proposta de colaboração entre Pedro Lopes (Portugal) e Gustavo Ciríaco (Brasil). Este projeto contextual leva os artistas a diversos lugares, como Rio de Janeiro, São Paulo e Taipei (Taiwan), para mapear os afetos que correm nessas cidades baseando-se em diferentes tipos de encontro.

De 12 a 15, 20h (retirar ingresso na semana da apresentação)

Flutuar

Seis estudos para flutuar (2010)
Concepção e criação em dança: Zélia Monteiro. Apoio ProAc 2010. Prêmio APCA de Melhor Criador-Intérprete em 2010. 50 min. Livre.

Esta peça coreográfica dá continuidade à pesquisa de Zélia com a improvisação, mantendo o conceito de dramaturgia processual, procedimento característico de sua tendência estética, criada entre as ações da dança, luz, música e cenografia, permanecendo aberta ao momento da encenação.

De 12 a 15, às 21h (retirar ingresso na semana da apresentação)

Devoração

Devoração (2008)
Projeto 10 Anos da Cia. Oito Nova Dança.
Concepção e dir.: Lu Favoreto. Intérpretes-criadores: Andrea Drigo, Ciro Godoy, José Romero, Lu Favoreto e outros. 60 min. Classificação: a partir de 16 anos.

Um olhar suspenso no tempo/espaço busca dois campos visuais contrapostos: de um lado a necessidade de comunicação projetada para o futuro e, de outro, o movimento rastreado que se deixa ao caminhar para frente.

De 19 a 22,  às 20h (retirar ingresso na semana da apresentação)

Tráfego

Tráfego (2010)
Cia. 4 Nova Dança. Concepção e dir.: Cristiane Paoli Quito. Com Alex Ratton Sanchez, Cristiano Karnas, Diogo Granato e outros. 60 min. Livre. Projeto contemplado pelo 7º edital do Programa Municipal de Fomento à Dança. 60 min. Livre.

Movimento final da “Trilogia Influência” (2008-2010). Nele, ocorre uma investigação sobre as possibilidades de convivência entre composições coreográficas cômicas e de suspense influenciadas pelo cinema.

De 19 a 28. 5ª a dom., às 21h (retirar ingresso na semana da apresentação)

Bastidores da Dança

Espetáculo Mediado: Bastidores da Dança
Cia. Danças.

Mergulho nos bastidores da dança, suas questões técnicas, luz, som, cenografia e encenação. 40 vagas.

Dia 25, das 20h às 22h

Dimensão Oculta

Dimensão Oculta (2006)
Cia. Danças. Dir.: Claudia de Souza. Com Claudia de Souza, Cristiana de Souza, Gabriel Bueno e outros. Contemplado pelo 9º edital do Programa Municipal de Fomento à Dança. 60 min. Livre.

Inspirado em ideias e textos do antropólogo americano Edward T. Hall, conhecido por suas pesquisas sobre comunicação intercultural. Esta coreografia de 2006 explora as relações corporais sob uma ótica biológica, espacial e sensorial.

De 26 a 29, às 20h (retirar ingresso na semana da apresentação)

Kodak

Kodak (2011)
Concepção, criação e interpretação: Neto Machado.  40 min. Livre.

No antigo cinema do centro, o rolo de filme roda uma sequência de quadros. Na tela grande, a ilusão de movimento. A coreografia reflete sobre as sensações provocadas durante uma sessão de cinema. Esta encenação também integra o 15º Cultura Inglesa Festival. Veja a programação completa no site: festival.culturainglesasp.com.br

De 27 a 29, às 19h (retirar ingresso na semana da apresentação)

Terra Papagallis!

Terra Papagallis!
Balé da Cidade de São Paulo. Coord. geral e roteiro: Beto Andretta. Coreografia: Lara Pinheiro. Dir. cênica: Adriana Telg e Wanderlei Pyras. 60 min. Livre.

Coreografia em que a companhia trabalha em parceria com o grupo de teatro PiA FraUs para contar a história de uma menina que naufraga em uma terra desconhecida, e passa a interagir com um mundo novo, com seus animais, florestas e índios.

De 12 a 15 e de 19 a 22. 5ª a dom., às 16h. (retirar ingresso uma hora antes)