Mostra resgata produção cinematográfica brasileira nos anos 60

Evento destaca um dos principais períodos de ascensão do cinema nacional

Os anos 60 foram marcados pelos entreveros políticos e pela efervescência cultural que se refletiu em todas as artes. O Sesc Interlagos volta a fita neste período e promove a mostra Retrospectiva de Cinema Brasileiro – Anos 60, que resgata títulos das principais correntes cinematográficas deste período. As sessões ocorrem sempre durante as tardes de sábados e domingos e o ingresso para entrar na unidade custa até R$ 7.

A mostra conta com filmes que inovaram em suas linguagens narrativas e estéticas e se tornaram elementares para a história do cinema brasileiro. Períodos experimentais como o Cinema Novo – encabeçado por Glauber Rocha com o clássico Terra em Transe – e a comédia de Mazzaroppi ganham destaque na programação.

O Catraca Livre indica três filmes que estão na programação do evento:

Terra em Transe

Dia 7, às 15h30

Terra em Transe (Brasil, 1967, 107′, dir.: Glauber Rocha)

Na atmosfera do país fictício Eldorado, Paulo Martins é um poeta e jornalista que analisa os jogos políticos entre três candidatos com ambições distintas pelo poder. O longa é uma resposta ácida ao golpe militar, ocorrido em 1967.

http://www.youtube.com/watch?v=0cVB5rZDNOA

Vidas Secas

Dia 8, às 13h30

Vidas Secas (Brasil, 1963, 103′, dir.: Nelson Pereira dos Santos)

A obra de Graciliano Ramos ganhou uma releitura cinematográfica pelas lentes do diretor Nelson Pereira dos Santos. A narrativa acompanha uma família de retirantes nordestinos que atravessam o sertão pressionados pela seca que assola a região.

O Corintiano

Dia 28, às 15h30

O Corintiano (Brasil, 1966, 98′, dir.: Milton Amaral)

Mazzaropi é um corintiano assíduo que compra diversas brigas pelo time do coração. Embora tenha o futebol como suporte, o longa traz romances, estripulias e música como ingredientes narrativos.

http://www.youtube.com/watch?v=HKJONfBe4r8

Redação

Por Redação

Conteúdos produzidos por uma equipe super diversificada da Catraca Livre. Diferentes perfis se unem para compor um time plural focado em traduzir o melhor do jornalismo para nosso público.