“Pirandello hoje” celebra escritor italiano na Biblioteca Mario de Andrade
Evento apresenta e analisa aspectos da obra do autor italiano
Dramaturgo, poeta e romancista siciliano, Luigi Pirandello foi um grande nome da literatura italiana do final do século 19 e ínicio do século passado, quando promoveu grande renovação nos conceitos de como se fazer teatro naquele país. Dotado de grande humor e originalidade, recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1934 “por sua revitalização arrojada e engenhosa da arte dramática e cênica”.
Autor de outras publicações destacadas como “O falecido Matias Pascal, “Um, Nenhum e Cem Mil” e “Esta Noite Improvisa-se”, Pirandello recebe homenagem da Biblioteca Mario de Andrade nos dias 19 e 21 de junho, com entrada Catraca Livre.
“Pirandello hoje”, evento que intergra o “Momento Itália-Brasil 2011- 2012”, apresenta aspectos da obra do autor italiano, que separou, em suas obras, o caráter cômico do humorístico. Estarão presentes, nos debates, especialistas em literatura italiana como Lucia Wataghin e Roberto Bacci.
- Passeio pela Rua Direita revela passado e presente de Tiradentes (MG)
- 15 rolês para você aproveitar nas periferias de São Paulo
- Bibliotecas celebram obra do escritor Miguel de Cervantes
- Literatura e rock na Biblioteca Mario de Andrade
A curadoria do evento fica por conta de Matteo Bonfitto. Confira a programação completa:
Repensar Pirandello
Dia 19, das 19h às 21h
Com Lucia Wataghin (pesquisadora e professora de literatura italiana na USP). A palestra aborda a maneira como o autor catalisa as tensões póeticas que se evidenciam na sociedade italiana em sua obra.
A teatralidade de Pirandello
Dia 21, das 19h às 21h
Com Roberto Bacci (encenador italiano) e Cacá Carvalho (ator brasileiro). Parceiros em montagens de peças de Pirandello no Brasil, Bacci e Carvalho analisam a produção teatral do autor italiano. Ambos atuaram, em 2003, na peça “A Poltrona Escura”, e, a partir da experiência adquirida nesta e em outras peças do italiano, analisam o legado do siciliano.