Pôsteres de cinema são recriados por 20 artistas no MIS

O MIS apresenta a exposição “Arte e Cinema Pelos Posters”, que traz 60 releituras de cartazes de filmes consagrados a partir de diferentes técnicas. Aberta de 10 de outubro a 13 de janeiro, a mostra é Catraca Livre.

Com curadoria de André Sturm e Alessandra Dorgan, a exposição traça um paralelo entre os filmes e as épocas, contando muito sobre aspectos como o período histórico, moda, costumes e design gráfico.

Com base em uma rica pesquisa iconográfica com mais de 200 materiais levantados, os curadores selecionaram pôsteres de filmes consagrados, como “Vertigo”, “Tudo sobre minha mãe”, “Sete Samurais”, “Jules e Jim” e Carandiru.

O resultado da mostra nasceu de uma convocatória pública promovida pelo MIS que selecionou 20 artistas com técnicas variadas – desde ilustradores, quadrinistas, artistas visuais, designers e fotógrafos – para criar releituras livres para os mesmos 60 pôsteres.

Dentre os selecionados, estão nomes como Gabriel Ba (quadrinista), Gui Mohallem (fotógrafo), Flavia Junqueira (artista plástica) e Kiko Farkas (designer), entre outros.

Confira alguns dos trabalhos: