Retrospectiva do cinema brasileiro dos anos 70 no Sesc Interlagos
Mostra reúne títulos produzidos nos anos de ditadura militar
Sete filmes, marcados por opressões da ditadura militar. Todos visando o desvio da censura imposta à época se apoiando em referências literárias e personalidades.
No mês de fevereiro, o Sesc Interlagos exibe ao público os principais longas-metragens que buscavam a liberdade de expressão na mostra “Retrospectiva de Cinema Brasileiro – Anos 70”. As exibições ocorrem entre os dias 10 e 21 de fevereiro, com entrada até R$ 7.
“Marcelo Zona Sul”, “Lição do Amor”, “Os Doces Bárbaros”, “Isto é Pelé”, “É Simonal”, “O Homem do Corpo Fechado” e “Bye Bye Brasil” são os filmes que integram a programação.
- Outubro no Sesc Santo André: atividades para todas as idades divertem o mês das crianças
- Sesc Santo André tem programação para crianças com foco no desenvolvimento integral na primeira infância
- Junho no Sesc Santo André: Celebração da Música Brasileira em Grandes Encontros
- Maio no Sesc Santo André tem programação que exalta a riqueza da cultura afro-brasileira e a importância da luta antirracista através de múltiplas linguagens
Dia 10
Às 13h30
Marcelo Zona Sul (Brasil, 1970, pb, 104′, dir.: Xavier de Oliveira)
A comédia narra o cotidiano de Marcelo, filho adolescente de um burocrata e líder rebelde dos colegas da escola. Cansado da vida monótona, ele foge com o amigo Miguel em busca de grandes aventuras.
http://www.youtube.com/watch?v=5zjkWNTgOWg
Às 15h30
Lição de Amor (Brasil, 1975, cor, 80′, dir.: Eduardo Escorel)
O premiado drama é baseado no livro Amar, Verbo Intransitivo, de Mário de Andrade. O chefe de um rica e tradicional família contrata uma governanta alemã para dar aulas de piano ao filho adolescente. A partir daí, tem início um romance entre ela e o garoto
Dia 12
Às 13h30
Os Doces Bárbaros (Brasil, 1978, cor, 104′, dir.: Jom Tob Azulay)
Documentário acompanha a turnê de Gilberto Gil, Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gal Costa, em 1976, em comemoração aos dez anos de carreira dos artistas.
Às 15h30
Isto é Pelé (Brasil, 1974, 75′, dir.: Eduardo Escorel e Luiz Carlos Barreto)
Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, é o personagem do documentário que narra as grandes conquistas do jogador no futebol brasileiro e mundial, com ênfase nas Copas do Mundo de 1958 e 1970.
dia 17
Às 13h30
É Simonal (Brasil, 1970, cor, 87′, dir.: Domingos Oliveira)
A comédia musical é embalada pelos sucessos de Wilson Simonal, na qual uma fã do cantor viaja para o Rio de Janeiro em busca de seu ídolo, passando-se por jornalista.
Às 15h30
O Homem do Corpo Fechado (Brasil, 1972, cor, 86′, dir.: Schubert Magalhães )
No interior de Minas Gerais, um vaqueiro consegue emprego como jagunço de um latifundiário e se apaixona pela mulher dele, mantida prisioneira na casa-grande da fazenda. Movidos pela paixão, eles fogem, mas o fazendeiro coloca quatro jagunços no encalço do casal.
dia 20
Às 15h30
Bye Bye Brazil (Brasil, 1979, cor, 105′, dir.: Carlos Diegues)
No drama, a Caravana Rolidei percorre o Brasil, mas tem a televisão como grande inimigo da trupe. Por conta disso, a Caravana se vê obrigada a penetrar cada vez mais nos confins da Amazônia, em busca de público para seus espetáculos.
http://www.youtube.com/watch?v=GSRvlh727iI