Sesc Pinheiros recebe “Três Visões Sobre o Pós Guerra”

Mostra apresenta cinematografia japonesa, italiana e alemã

Por Redação
02/07/2012 16:47 / Atualizado em 05/05/2020 16:30

divulgaçãoLenda do Narayama é um dos destaques da programação
Lenda do Narayama é um dos destaques da programação

Discutindo como as cinematografias japonesas, italianas e alemãs responderam esteticamente às questões impostas pelo período, o Sesc Pinheiros apresenta “Três Visões Sobre o Pós Guerra”.

No mês de julho, uma retrospectiva destaca os 100 anos de Keisuke Kinoshita, o cineasta dos dramas e comedias do pós-2ª Guerra no Japão.

Os filmes “Lenda do Narayama”, “Primavera Desfolhada”, “Sublime Dedicação”, “Flor e Incenso” e “O Porto em Flor” integram a programação, com entrada Catraca Livre.

Lenda do Narayama

Dia 3 às 20h
Dia 10 às 14h

Lenda do Narayama (Narayama Bushiko, 1958, 98′, cor, dir.: Keisuke Kinoshita)

A sociedade, a economia, a família, os costumes. Ao estilo do teatro Kabuki, o filme conta a história de uma vila na qual falta comida. As famílias que nela vivem passam por diversos problemas e tem que lidar com os conflitos de gerações e o que fazer com os seus membros mais velhos.

Primavera Desfolhada

Dia 3 às 18h

Primavera Desfolhada (Sekishun-cho, 1959, 102′, cor, dir.: Keisuke Kinoshita)

Depois de muito tempo, Naoji Iwagaki retorna a Aizu e com isso é reatada a amizade dos quatro amigos de infância. A mudança na situação atual de cada um começa a criar diferenças e conflitos entre os sentimentos dos amigos.

Sublime Dedicação

Dia 3 às 14h
Dia 10 às 18h

Sublime Dedicação (Nijushi no Hitomi, 1954, 155′, pb, dir.: Keisuke Kinoshita)

Abril de 1928. Hisako Oishi é transferida pra escola primária de Shodoshima e fica encarregada de 12 crianças. Enquanto esforça-se para se adaptar aos costumes do interior, ela se familiariza com as crianças e pais. A obra representativa do estilo lírico de Kinoshita, descreve os laços entre professor e aluno durante as circunstâncias da guerra.

Flor e Incenso

Dia 4 às 16h
Dia 11 às 14h

Flor e Incenso (Koge, 1964, 202′, pb, dir.: Keisuke Kinoshita)

História dramática sobre uma mãe e filha, ambas vivendo no caminho da prostituição. Enquanto a mãe é escrava de sua paixão pelos homens, a filha suporta heroicamente sua má sorte. Baseado no romance de mesmo nome de Sawako Ariyoshi adaptado por Keisuke Kinoshita, o filme mostra a amarga relação entre ambas mulheres desde o tempo da Guerra Russo-Japonesa até meados dos anos sessenta.

O Porto em Flor

Dia 4 às 14
Dia 11 às 18h

O Porto em Flor (Hana Saku Minato, 1943, 82′, pb, dir.: Keisuke Kinoshita)

Em 1941, aparecem dois homens na ilha de Kyushu que se entitulam filhos de Kenzo Watase (homem que tentou construir um estaleiro na ilha). Os dois são malandros que estão interessados somente em dinheiro e coincidentemente pensam em aplicar um golpe. O filme foi a estréia de Keisuke Kinoshita como diretor.