Megaexposição “Tutto Fellini” no Sesc Pinheiros

Mostra chega a São Paulo depois de passagem por Toronto, Paris e Rio de Janeiro

Por Redação
07/03/2012 16:44 / Atualizado em 13/09/2012 09:11

Mestre do cinema italiano tem universo particular revelado  em mostra com documentos inéditos
Mestre do cinema italiano tem universo particular revelado  em mostra com documentos inéditos

Indispensável aos que se encantam com a Sétima Arte, em particular aos amantes do cinema italiano, a exposição “Tutto Fellini” chega a São Paulo nesta quinta-feira, 5, no Sesc Pinheiros, com entrada Catraca Livre.

Generosa compilação de material revelador do universo de Federico Fellini (1920-1993), a mostra tem curadoria de Sam Stourdzé, diretor do Musée de l’Elysée, na Suíça, e contabiliza passagens por grandes capitais, incluindo Toronto, Moscou e Paris. Chega ao Brasil numa parceria entre a unidade do Sesc e o Instituto Moreira Salles.

Cerca de 400 itens compõem a mostra. Fotografias de bastidores das produções, cartazes, revistas com reportagens das décadas de 1960 e 1970, rascunhos de roteiros e trechos de filmes são divididos em ordem cronológica, dentro de quatro seções: Cultura Popular, Fellini em Ação, A Cidade das Mulheres e A Invenção Biográfica.

As origens de seu estilo consagrado, que se tornaria até adjetivo – “felliniano” (que sugere traços caricatos e grotescos) -,  poderão ser conferidas pelo público, que tem acesso aos registros inéditos que o cineasta fez de seus próprios sonhos, durante 22 anos, aconselhado por um analista.

“Tutto Fellini”  fica em cartaz até o dia 16 de setembro. Abaixo, o Catraca Livre destaca a reprodução de dois desenhos de Fellini presentes na mostra.

Mulher Gigante – (Setembro de 1963)
Mulher Gigante – (Setembro de 1963)


 

No Lugar de Deus – (1º de abril de 1975)
No Lugar de Deus – (1º de abril de 1975)