Megaexposição “Tutto Fellini” no Sesc Pinheiros
Mostra chega a São Paulo depois de passagem por Toronto, Paris e Rio de Janeiro
Indispensável aos que se encantam com a Sétima Arte, em particular aos amantes do cinema italiano, a exposição “Tutto Fellini” chega a São Paulo nesta quinta-feira, 5, no Sesc Pinheiros, com entrada Catraca Livre.
Generosa compilação de material revelador do universo de Federico Fellini (1920-1993), a mostra tem curadoria de Sam Stourdzé, diretor do Musée de l’Elysée, na Suíça, e contabiliza passagens por grandes capitais, incluindo Toronto, Moscou e Paris. Chega ao Brasil numa parceria entre a unidade do Sesc e o Instituto Moreira Salles.
Cerca de 400 itens compõem a mostra. Fotografias de bastidores das produções, cartazes, revistas com reportagens das décadas de 1960 e 1970, rascunhos de roteiros e trechos de filmes são divididos em ordem cronológica, dentro de quatro seções: Cultura Popular, Fellini em Ação, A Cidade das Mulheres e A Invenção Biográfica.
As origens de seu estilo consagrado, que se tornaria até adjetivo – “felliniano” (que sugere traços caricatos e grotescos) -, poderão ser conferidas pelo público, que tem acesso aos registros inéditos que o cineasta fez de seus próprios sonhos, durante 22 anos, aconselhado por um analista.
“Tutto Fellini” fica em cartaz até o dia 16 de setembro. Abaixo, o Catraca Livre destaca a reprodução de dois desenhos de Fellini presentes na mostra.