Vida e obra de Adoniran Barbosa são retratadas no cinema
Um dos maiores nomes do samba paulista, Adoniran Barbosa terá parte de sua vida e obra documentadas no longa-metragem “Adoniran – Meu Nome é João Rubinato”.
Dirigido por Pedro Serrano, o filme acompanha a trajetória de Adoniran Barbosa (1910-1982) por meio do acervo pessoal do artista, imagens de arquivo raras e depoimentos de amigos e familiares. O longa tem estreia marcada para a quinta-feira, dia 23 de janeiro.
Tendo a cidade como coadjuvante, o documentário traça um paralelo entre a metrópole de hoje e aquela vivida por Adoniran. Numa jornada por seu universo criativo, cheio de controvérsias alimentadas por ele mesmo, revela-se, por trás da figura pitoresca e de fala engraçada, um artista profundamente sensível às mazelas do povo.
- SP abre 1.145 vagas em cursos gratuitos na área da cultura
- SP 470: 47 curiosidades sobre São Paulo que talvez você não sabia
- 1º Festival de Cinema de São Bernardo do Campo começa nesta terça
- ‘Terreirão do Reduto’ faz roda no Dia das Mulheres
Confira o trailer oficial de “Adoniran – Meu nome é João Rubinato”:
Adoniran Barbosa
Filho de imigrantes italianos, João Rubinato nasceu em 6 de agosto de 1910 em Valinhos. No início dos anos 1930 fixou residência na capital e começou a tentar a sorte nas rádios, quando adotou o nome artístico Adoniran Barbosa.
Autor de sucessos como “Trem das Onze” e “Saudosa Maloca”, o multiartista Adoniran começou a carreira como cantor, compositor e apresentador de rádio, fez fama como radioator cômico e chegou a atuar no cinema e na TV. Faleceu em 23 de novembro de 1982, deixando uma única herdeira, a filha Maria Helena Rubinato.