10 dicas para parar de descontar a ansiedade na comida

Texto escrito por Marcela De Mingo e publicado no Superela

Por Superela
18/08/2017 12:24 / Atualizado em 21/08/2017 14:50

A data de entrega do seu TCC está chegando e, quando menos espera, você se vê comendo um bolo inteiro de cenoura com chocolate enquanto digita o resumo no computador. Ou você está esperando a resposta daquele trabalho incrível e se percebe comendo tudo o que vê pela frente até que chegue a confirmação de que – sim! – você conseguiu o emprego. É, você sabe o que é descontar a ansiedade na comida.

Eu também sempre fui assim. Antes de uma prova. Num dia em que não estava tão bem. Até quando achava que estava tudo bem. Quando saia com os meus amigos, percebi que sempre comia compulsivamente, até não aguentar mais. Tudo por causa da ansiedade. Não vou dizer que superei 100% essa questão (que pode ser bem séria, viu?), mas hoje já estou muito melhor e me esforço para prestar atenção na forma como cuido do meu corpo. Querendo ou não, descontar a ansiedade na comida acontece porque você não sente que está totalmente bem e precisa compensar isso de alguma forma.

Eu digo que esse hábito pode ser bem sério porque é verdade. A comida vira um gatilho para você despejar uma sensação ruim. Além de fazer mal para a saúde como um todo (porque você come sem pensar e muito provavelmente não come bem), cria uma relação ruim com a alimentação. Para mim, pelo menos, sempre que eu via uma porção de batata frita me sentia na necessidade de comer tudo até o fim. Na hora eu lembrava da sensação de ansiedade e comia com aquilo rodando na minha cabeça. E, honestamente, eu nem sou tão fã de batata frita.

Então, a grande dúvida é: como parar de descontar a ansiedade na comida?

Eu te ajudo nessa:

Ansiedade
Ansiedade

1. Caminhe por 15 minutos

Tá, a gente sabe que sair andando por aí pode não ser tão divertido quanto comer uma panela de brigadeiro, mas o exercício pode ser exatamente o que você precisa para lidar com o estresse. Além de ser uma atividade incrível para o corpo, ela libera endorfina no corpo, o hormônio que causa a sensação de bem-estar e diminui o estresse. Fora que pegar um pouco de sol e ar puro são remédios naturais contra essa sensação. Quando você sentir muita vontade de comer tudo o que vê na sua frente, respire fundo e dê uma volta no seu bairro. Você vai perceber como o efeito é o mesmo (mas essa opção é muito mais saudável).

2. Descasque uma mexerica

A gente nunca falou (nem nunca vai falar) que parar de descontar a ansiedade na comida significa parar de comer. Pelo contrário. O que a gente quer é que você crie uma relação saudável com o que come e como come. E a própria comida pode ajudar no hábito de desestressar. Segundo estudos, descascar uma fruta cítrica como uma mexerica ou laranja é muito relaxante – você tem que parar o que está fazendo e usar as duas mãos. Além disso, o cheiro cítrico é conhecido por ser um calmante natural. Transforme essa pausa em um momento de relaxamento completo: descasque a fruta em um padrão espiral e inspire e expire profundamente no processo. E coma cada gomo com calma, aproveitando o sabor.

3. Arrume o seu espaço

Veja mais dicas aqui: 10 dicas para parar de descontar a ansiedade na comida

  • Leia também: