16 sintomas comuns da doença de Crohn para você se atentar
Saiba mais sobre a doença que levou à internação do jornalista Evaristo Costa; veja os sinais de alerta
Recentemente, o jornalista Evaristo Costa foi internado por complicações da doença de Crohn, uma condição crônica gastrointestinal que tem o potencial de ser bastante grave.
A doença de Crohn atinge, normalmente, o intestino delgado e o cólon, mas pode afetar até outras partes do trato gastrointestinal. A doença constitui um fator de risco para o desenvolvimento do câncer de intestino.
Sem razão específica para o seu desenvolvimento, ela pode afetar pessoas em todas as idades, tendo maior incidência entre os 20 e 40 anos.
Sintomas que Evaristo Costa teve
Em relato no seu perfil no Instagram, Evaristo detalhou os sintomas que o levaram a buscar atendimento médico. Segundo ele, tudo começou com intensas dores abdominais, diarreia (que por vezes inclui presença de sangue) e febre, que resultaram em perda de peso e uma sensação de fadiga.
“A baixa imunidade deixa meu corpo aberto para entrada de vírus e bactérias, como aconteceu com minha perna há um mês. Se eu não me cuidar, posso ter complicações como anemia e perda de peso”, explicou o jornalista.
Sintomas mais comuns da doença
Os sintomas da doença de Crohn podem ser confundidos com outras condições que também acometem o trato gastrointestinal. Portanto, é imprescindível procurar auxílio médico para um correto diagnóstico.
Algumas das manifestações mais comuns dessa doença incluem:
- Dor abdominal: a dor na região abdominal é um dos sinais mais frequentes da doença de Crohn. Sua intensidade e localização variam, sendo comum concentrar-se na parte inferior direita do abdome.
- Diarreia crônica: a presença constante de fezes líquidas, frequentes e urgentes é um sintoma crônico associado à doença de Crohn.
- Perda de peso: esse sintoma ocorre devido à inadequada absorção de nutrientes pelo intestino inflamado.
- Cansaço: a fadiga é outro sintoma recorrente, muitas vezes decorrente da inflamação crônica e da perda de nutrientes no organismo.
- Febre: pode aparecer em certos casos da doença, especialmente durante episódios agudos de inflamação.
- Sangramento retal: pode ocorrer, especialmente quando a inflamação afeta o reto e o ânus.
- Enjoo e vômitos: esses sintomas também estão relacionados à doença de Crohn, especialmente durante períodos de inflamação e obstrução intestinal.
- Alterações nas características das fezes: na doença de Crohn, as fezes podem apresentar mudanças na cor, consistência e odor devido à inflamação e má absorção de nutrientes.
- Lesões cutâneas: algumas pessoas com doença de Crohn podem desenvolver lesões na pele, como erupções cutâneas, úlceras e feridas.
Outros sinais de alerta
A doença de Crohn também pode apresentar sintomas que não estão ligados ao trato gastrointestinal, como:
- artrite;
- aftas;
- anemia;
- dores articulares;
- olhos vermelhos e inflamados;
- boca seca;
- inflamação nas vias biliares.
É importante ressaltar que os sintomas podem variar de pessoa para pessoa. É fundamental buscar a avaliação de um médico especialista para um diagnóstico correto e um plano de tratamento adequado.
Tratamento
A doença de Crohn, infelizmente, não possui cura definitiva. O tratamento visa controlar a inflamação, tão comum nesse quadro devido ao risco de contribuir para a evolução para condições gastrointestinais mais graves.
O importante é manter-se atento e buscar ajuda médica quando necessário, como fez Evaristo Costa.