Aplicativo detecta anemia analisando foto de unha de usuário

Um algoritmo consegue identificar o padrão saudável de coloração das pessoas que apresentam deficiência nos glóbulos vermelhos

Por: Redação | Comunicar erro
homem tirando foto da unha
Crédito: reprodução/YouTubeApp monitora os níveis de hemoglobina no sangue

Um aplicativo de celular pode substituir aquelas chatas agulhadas na hora de investigar se um paciente tem ou não anemia. Pelo menos essa é a esperança de cientistas da Escola norte-americana de Medicina da Universidade Emory, de Atlanta. Eles desenvolveram um app capaz de investigar os níveis de hemoglobina no sangue com fotos da unha do usuário.

A novidade foi publicada na revista científica Nature Communications e se der certo, o app deve ser lançado até o fim do primeiro semestre de 2019.

Durante os estudos para o desenvolvimento do software, foram utilizadas fotos de unhas de 337 pessoas, algumas com diagnóstico de anemia e outras saudáveis.

Essas imagens criaram um algoritmo que identifica o padrão saudável de coloração dos que apresentam deficiência nos glóbulos vermelhos.

O aplicativo faz parte do trabalho de doutorado do engenheiro biomédico Rob Mannino. Ele foi motivado a conduzir a pesquisa com base em sua própria experiência de viver com beta-talassemia, uma doença hereditária do sangue causada por uma mutação genética.

“O tratamento para minha doença requer transfusões de sangue mensais”, disse Mannino. “Meus médicos testariam mais meus níveis de hemoglobina se pudessem, mas é um aborrecimento para eu chegar ao hospital entre as transfusões para receber esse exame de sangue. Em vez disso, meus médicos atualmente têm apenas que estimar quando eu vou precisar de uma transfusão, com base nas minhas tendências de nível de hemoglobina”, explicou o pesquisador.

A ideia é também levar o sistema para comunidades sem acesso a laboratórios de análises clínicas. Apesar disso, os desenvolvedores trabalham com os pés no chão, afirmando que o app deve ser usado para triagem e não como um diagnóstico definitivo.

Compartilhe: