2 alimentos capazes de ajudar a prevenir diabetes
Pesquisadores investigaram o papel da carne vermelha, carnes brancas, carnes processadas, como bacon e salsichas, e peixe
Beber um copo de leite ou comer um potinho de iogurte todos os dias pode contribuir para a prevenção de diabetes tipo 2, segundo estudo divulgado pela Universidade de Nápoles Frederico II, na Itália.
O estudo, que fez uma investigação sobre alimentos considerados aliados contra a doença, também concluiu que o consumo de carne vermelha e carne processada aumenta 20% o risco de desenvolver a doença.
De acordo com os pesquisadores, os produtos lácteos são ricos em nutrientes, vitaminas e outros compostos bioativos, influenciando favoravelmente o metabolismo da glicose, ou seja, o processamento do açúcar pelo organismo.
- Grand Plaza traz o mundo encantado do Miraculous como tema do evento de férias
- Por que, segundo estudo, comer esta fruta piora a enxaqueca?
- Melhora a digestão, alivia as cólicas e o estresse: os benefícios do chá de orégano
- Essas 5 fronteiras pelo mundo vão te surpreender
Annalisa Giosuè, principal autora do estudo, explicou que “Os probióticos também são conhecidos por exercerem efeitos benéficos no metabolismo da glicose, o que pode explicar por que descobrimos que o consumo regular de iogurte está associado a um risco reduzido de diabetes tipo 2”.
Para chegar aos resultados, a análise se baseou em dados de 13 revisões científicas anteriores, reunindo um total de 175 estudos que avaliaram a relação entre o consumo de 12 alimentos de origem animal e o desenvolvimento da diabetes tipo 2.
Além de iogurte e leite, interpretados como benéficos à prevenção da doença, os pesquisadores investigaram o papel da carne vermelha, carnes brancas, carnes processadas, como bacon e salsichas, e peixe. Também foram avaliados queijo e ovos.
O que é a diabetes ?
Condição de saúde crônica (de longa duração), a diabetes afeta a forma como seu corpo transforma alimentos em energia. Por isso, em casos de pacientes diagnosticados com diabetes, o corpo não produz insulina suficiente ou não pode usá-la da forma adequada.
Assim, quando não há insulina suficiente, as células param de responder à insulina e o açúcar no sangue permanece na corrente sanguínea. A longo prazo, a condição pode causar sérios problemas de saúde, como doenças cardíacas, perda de visão e doenças renais.