3 características da dor no peito para reconhecer um ataque cardíaco
Um ataque cardíaco ocorre quando o fluxo de sangue para uma parte do músculo cardíaco (miocárdio) é interrompido ou reduzido
As doenças cardiovasculares, que compreendem complicações cardíacas fatais como doença cardíaca coronária, doença cerebrovascular, doença cardíaca reumática e outras condições, matam cerca de 18 milhões de pessoas por ano, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Uma das razões pelas quais o número de casos de morte por complicações cardíacas é tão grande é a falta de conscientização sobre essa doença. As pessoas ignoram os sinais sutis e somente quando a doença atinge um estágio seriamente prejudicial é que procuram ajuda médica.
A dor no peito provocada por um ataque cardíaco permanece por alguns minutos. Em muitos casos, ela vai e volta sozinha. Veja abaixo as características da dor:
- Doença cardíaca pode se manifestar pela manhã; saiba como
- Os benefícios de trocar o elevador pela escada
- Doença cardíaca pode ter sinal emitido na hora de dormir
- Este sintoma incomum ao dormir pode indicar doença cardíaca séria
Desconforto no centro ou no lado esquerdo do peito
Uma das características típicas da dor no peito observada durante um ataque cardíaco é um leve desconforto no centro ou no lado esquerdo do peito. Mas nem toda dor no peito do lado esquerdo é por causa de um ataque cardíaco.
Aperto no peito
A dor no peito associada a um ataque cardíaco é uma dor forte. Parece que há uma pressão extrema no peito de repente. Em muitos casos, as pessoas experimentam uma sensação de queimação no peito.
Dor que irradia para os membros
Outro sinal de um ataque cardíaco é que a dor geralmente atinge os membros. A dor geralmente começa no peito e irradia para o pescoço, costas, braços e ombros. Durante um ataque cardíaco, a pessoa também sente dor na mandíbula.