3 dicas para quem deseja comer bem sem dieta
Mindfulness ensina como podemos comer melhor por meio da atenção plena na hora da refeição
Já pensou em comer bem sem recorrer a alguma dieta? Isso é possível graças à técnica Mindful Eating, que podemos chamar de “Alimentação Consciente”. Ela consiste em nos livrarmos da ideia de que precisamos de dieta para emagrecer e ensina a ter uma alimentação melhor por meio da presença plena durante o horário da refeição, percebendo nosso corpo, emoções e os pensamentos que aparecem enquanto comemos.
A técnica envolve práticas simples, dentre elas o famoso Mindfulness (atenção plena). O objetivo é que tenha um momento no seu dia para começar a comer com consciência. Isso desenvolve um maior prazer fazendo com que a gente saia do automático, além de harmonizar essas refeições.
Confira abaixo as dicas do Mindful Eating e passe a explorá-las nas suas refeições. É recomendável que você tente uma prática de cada vez e, quando estiver seguro, ir acrescentando outras na rotina.
- 5 motivos para conhecer Capitólio no verão
- Estes são os sintomas mais comuns de autismo em adultos; saiba como identificá-los
- Hungria oferece centenas de bolsas de estudo para graduação e pós; saiba como se inscrever
- Câncer de intestino: sintomas e prevenção para reduzir os riscos
1) RESPIRE
É a base das práticas Mindfulness. Mesmo sendo algo simples e natural, isso nos ajuda a entrar em contato com o presente.
Para colocar em prática: Antes de iniciar a refeição, preste atenção na respiração. Faça duas ou três respirações mais profundas e tente se conectar com o seu corpo. Após notar suas emoções e pensamentos, continue o processo.
Objetivo: o exercício ajuda a despertar a emoção para o momento presente. É uma pequena pausa para auxiliar nesta presença, podendo ser incluída em outros momentos do seu dia.
2) CHECHANDO A SUA FOME
Perceber os sinais da sua fome é essencial no Mindful Eating, pois descobrirá se está no “piloto automático” ou se realmente está com fome.
Para colocar em prática: após respirar, cheque os sinais da sua fome no seu corpo. Por exemplo, um ronco ou vazio na barriga, sinais de fraqueza, mau humor, dor de cabeça, baixa concentração, entre outros.
Objetivo: Ao fazer isso, você abrirá possibilidades e escolherá o que e como comer, ou se fará outra atividade.
3) APRECIE SUA COMIDA
Observar o que você vai comer desperta a sua atenção para o alimento e o momento da refeição. Lembre-se: quando for comer, apenas coma, ou seja, não se distraia com outra coisa, como televisão ou celular.
Para colocar em prática: Sua comida está atraente? Como ela parece para você? Observe suas cores, formas, texturas, aromas… Depois desse exercício, confira se o seu prato está de acordo com o que havia observado dele antes e avalie se quer continuar comendo.
Objetivo: ao apreciar sua comida, você pode se conectar com o que irá comer e despertar a atenção durante este momento.
Continue lendo aqui e aprenda outras técnicas para conseguir comer com atenção plena.
Texto produzido por Luiza Camargo Mendes e publicado no Personare.