3 remédios que devem ser evitados com determinados alimentos
Saiba por que evitar a combinação de alguns alimentos, bebidas e remédios
Se você está submetido a algum tratamento que prevê o uso de antibióticos, antidepressivos ou estatinas, redobre a atenção à dieta. Isso porque estudos recentes revelam que a combinação de determinados alimentos e bebidas com remédios prescritos pode acabar prejudicando a eficácias dos resultados.
A farmecêutica-bioquímica formada pela Universidade de São Paulo (USP), Juliana Chan, explica o que pode levar às alterações:
Estatinas e suco de toranja (grapefruit)
Outro alimento bastante estudado é a toranja. Estudos mais atualizados indicam que 44 fármacos possuem potencial para interação significativa com essa fruta.
Quem faz uso de estatinas, os medicamentos utilizados para reduzir os níveis de colesterol no sangue, por exemplo, deve evitar tomar o suco ou consumir toranja. Isso porque a fruta pode aumentar os níveis de estatinas no sangue, o que, por sua vez, pode aumentar o risco de efeitos colaterais graves ou alterar sua eficácia.
A sinvastatina e a atorvastatina também não devem ser misturados com o suco e a fruta.
Antidepressivos e alguns queijos envelhecidos
Embora menos comumente prescritos hoje, os inibidores da monoamina oxidase (MAOIs) são usados para tratar diferentes formas de depressão e alguns distúrbios do sistema nervoso, como o transtorno do pânico.
No entanto, esses antidepressivos não devem ser misturados com alimentos ricos em tiramina, como queijo envelhecido, como cheddar e gorgonzola, e carne curada, como presunto e chouriço.
Acontece que esses alimentos ricos em tiramina podem causar um aumento perigoso na pressão sanguínea devido à inibição da monoamina oxidase, uma enzima que decompõe certos neurotransmissores no cérebro.
Se você tiver em dúvida sobre a interação entre o medicamento que você toma e algum alimento, consulte o seu médico.
Antibióticos e laticínios
Se você teve recentemente uma pneumonia bacteriana ou uma infecção bacteriana do trato urinário, pode ter recebido antibióticos conhecidos como fluoroquinolona ou tetraciclina.
Esses antibióticos são usados para atingir toda uma série de infecções bacterianas.
Mas não recomenda-se tomá-los juntamente com laticínios porque estes interferem na absorção do antibiótico.
O que acontece é que os íons de cálcio, magnésio e ferro presentes no leite podem formar quelatos não absorvíveis com as tetraciclinas, que são antibióticos.
De acordo com um trabalho de pesquisa da farmacêutica Juliana Chan, essa interação pode causar a excreção nas fezes de minerais e do próprio fármaco, reduzindo a sua biodisponibilidade, ou seja, a quantidade de fármaco e dos minerais disponível para ser absorvido pelo corpo.
O mais recomendável nesse caso, é evitar consumir laticínios ao mesmo tempo ou algumas horas após tomar o medicamento.