Últimas notícias:
Loading...

Estudo revela os 10 alimentos mais saudáveis do mundo

Cientistas americanos listaram quais alimentos são capazes de suprir a quantidade necessária de nutrientes diários

Estes são os alimentos mais saudáveis do mundo
Créditos: iStock/bojanstory
Estes são os alimentos mais saudáveis do mundo

Pesquisadores americanos chegaram a uma lista com os 10 alimentos que, segundo o estudo, são capazes de suprir as necessidades de nutrientes dos seres humanos.

Sabe o mais curioso da lista que você verá a seguir? Entre os dez primeiros alimentos mais saudáveis, não há frutas, somente vegetais verdes.

Direto da Universidade William Paterson, em Nova Jersey (EUA), os cientistas analisaram a densidade de nutrientes de 41 alimentos. Mais especificamente, eles compararam a concentração de 17 nutrientes essenciais nos alimentos estudados, como a vitamina A e B12, com a quantidade de calorias.

No final da análise, apenas um alimento conseguiu fornecer 100% dos nutrientes diários necessários em 100 calorias.

Os 10 alimentos mais saudáveis do mundo

Alguns vegetais que aparecem na lista do estudo são ideias para o uso em saladas, como cobertura, em mergulhos ou em pratos asiáticos. Além disso, também é possível preparar sucos desses vegetais logo pela manhã.

Apesar de não aparecem no top 10, as frutas também são consideradas saudáveis, como o limão, que ocupa o 28º lugar. Além do morango (30º lugar), laranja (33º lugar) ou amora (38º lugar).

As frutas não aparecem entre os 10 primeiros colocados
Créditos: iStock/Oleh_Slobodeniuk
As frutas não aparecem entre os 10 primeiros colocados

Abaixo, confira quais são os 10 superalimentos do estudo!

1º – Agrião-d’água

Ele é rico em vitamina C, vitamina A, ferro, cálcio, potássio e magnésio, além de muitos antioxidantes.

De acordo com o estudo, o agrião-d’água também tem propriedades expectorantes e alivia doenças respiratórias, além de agir como desintoxicante e purificador do sangue.

2º – Couve-chinesa

A couve-chinesa supre a necessidade diária de vitamina C com apenas 100 gramas. Ela também é rica em proteína vegetal e aminoácidos de alta qualidade.

3º – Acelga

Entre muitos nutrientes, a acelga contém uma quantidade significativa de vitamina C, vitaminas do complexo B, e betacaroteno, que é precursor da vitamina A.

Ela também é rica em minerais como magnésio, ferro e cálcio.

4º – Folhas de beterraba

Pois é, aqui não é a própria beterraba vermelha que está classificada, mas sim as folhas da beterraba, que contam com até mais betacaroteno e cálcio do que o próprio tubérculo.

Além disso, elas também contêm outros minerais e vitaminas.

5º – Espinafre

Que criança não aprendeu com o marinheiro Popeye que o espinafre fortalece o corpo? Rico em nutrientes, o espinafre tem vitaminas do complexo B, vitamina C, betacaroteno e uma variedade de minerais.

6º – Chicória

A chicória é rica em fibras que proporcionam saciedade prolongada e regulam a função intestinal. Além disso, ela contém potássio, ácido fólico, zinco, bem como vitaminas A, B e C.

7º – Folhas de alface

As folhas de alface também contam com betacaroteno, vitaminas do complexo B, folato e vitamina C. No entanto, o teor desses nutrientes pode variar, sendo que a rúcula e a salada de campo são as vencedoras.

8º – Salsinha

A salsinha vai muito além de um tempero ou enfeito no prato. Ela contém vitaminas do complexo B, betacaroteno como precursor da vitamina A, vitamina E, além de ácido fólico e vários minerais.

9º – Alface-romana

Já a alface-romana ocupa a nona posição, devido ao seu alto teor de beta-carotenoides, vitaminas do complexo B, ácido fólico e minerais.

10º – Repolho de folhas

O repolho de folhas, também conhecido como couve, possui uma quantidade elevada de vitamina C, A, D, E e K. Além disso, o repolho de folhas também é rico em potássio e outros minerais.