4 alimentos que combinam com o friozinho e ainda cabem na dieta
O friozinho que vem com a chegada do Outono está aí. Essa é a época em que começamos a tirar do armário os casacos e sapatos mais quentes, e já pensamos em reunir os amigos para fazer jantares com direito a fondue e outros pratos gordurosos.
Pensando na sua saúde e bem-estar, o site Minha Vida reuniu uma lista de alimentos que combinam com o friozinho dessa estação e ainda têm a vantagem de serem saudáveis e com baixa caloria.
Confira:
- Como o tamarindo pode reduzir a gordura no fígado de forma natural
- Por que incluir o abacate na dieta para reduzir o colesterol
- Estes 7 alimentos vão melhorar a sua saúde, segundo a ciência
- 5 alimentos que são eficazes para combater a pressão alta
Sopas
Prato típico do inverno, a sopa caseira pode ser muito nutritiva se for preparada com os devidos cuidados. “Evite temperos prontos, que têm uma grande quantidade de sódio e gordura, componentes que aceleram o aumento de peso e podem até agravar doenças cardiovasculares”, diz a nutricionista Simone Abreu, da Clínica BeSlim, de São Paulo. “Deve-se ter cuidado também com a ingestão de sopas à base de creme de leite, pois estas costumam ser mais calóricas.”
Canela
“A canela tem ação estimulante, termogênica e antidiarreica – facilita a digestão, diminui o colesterol LDL, controla a glicose e diminui a compulsão por carboidratos e doces”, afirma Myrla Merlo. Além disso, ela protege o corpo de doenças respiratórias por conter propriedades antibacterianas, expectorantes e anti-inflamatórias. É indicada para quem tem bronquite, resfriados, tosse ou infecções como faringite e laringites. A nutricionista, no entanto, explica que a canela não pode ser misturada a bebidas muito quentes, pois as suas propriedades serão perdidas. “O ideal é polvilhar a canela por cima da bebida quando ela já estiver mais morna”, aconselha.
Gengibre
Essa raiz é rica em vitamina C, capaz de imunizar o organismo contra gripes e constipações, reduzir o colesterol, cicatrizar as feridas, proteger as gengivas e defender o organismo dos radicais livres.
Pinhão
O pinhão é rico em gorduras insaturadas, benéficas principalmente para a saúde do nosso coração. Seus principais nutrientes são manganês, zinco, vitamina E e vitamina C, antioxidantes que fortalecem nosso sistema imunológico, prevenindo contra doenças e infecções.