4 causas comuns de dor de cabeça logo que acorda
Dados da Sleep Foundation sugerem que aproximadamente uma em cada 13 pessoas sofre de dor de cabeça matinal
Já acordou com uma dor de cabeça latejante e não conseguiu identificar a causa? De acordo com dados da Sleep Foundation, cerca de uma em cada 13 pessoas sofre de dor de cabeça matinal, sendo o desconforto particularmente comum entre pessoas de 45 a 65 anos.
Conforme seu cérebro começa a “acordar”, os cientistas acreditam que ele geralmente fica mais sensível a sensações normais, o que infelizmente inclui dor.
Enquanto algumas causas de dores de cabeça necessitam de intervenção médica, outras podem ser aliviadas por meio de simples modificações no estilo de vida.
- Curso gratuito ensina Braille para não cegos; saiba como participar
- Você sabia que o folato contribui para a redução do câncer de intestino? Saiba como consumir
- Conheça os bastidores dos musicais da Norwegian Cruise Line
- Conheça as melhores ervas para memória e saúde cerebral
Causas comuns de dor de cabeça matinal
Bruxismo (ranger os dentes)
O hábito involuntário de apertar ou ranger os dentes enquanto dorme pode sobrecarregar os músculos da mandíbula e causar dor de cabeça ao acordar. O uso de placas dentárias costuma ajudar a aliviar o problema.
Uso excessivo de cafeína ou álcool
O consumo excessivo de cafeína pode causar abstinência noturna, resultando em dores de cabeça matinais. Já o álcool pode provocar desidratação e afetar a qualidade do sono, desencadeando o problema.
o álcool é frequentemente o culpado por uma dor de cabeça latejante ao acordar. Isso geralmente é devido ao etanol, um diurético natural encontrado em tudo, desde seu coquetel favorito até uma cerveja.
Este ingrediente aumenta a perda de água do corpo, levando a desequilíbrios químicos e desidratação. Além disso, aditivos que realçam o sabor em bebidas, conhecidos como “congêneres”, podem aumentar a inflamação. Esses dois fatores juntos criam uma tempestade perfeita para dores de cabeça.

Problemas de sono – apneia e insônia
Essas duas condições podem impactar seriamente seu bem-estar e causar dores de cabeça matinais incômodas. Aqueles que sofrem de insônia podem acordar mais cedo do que o desejado e achar difícil cair no sono novamente, o que leva ao cansaço e à dor de cabeça durante as horas de vigília. Vários elementos, como estresse, barulho e locais de dormir não tão confortáveis podem piorar a situação.
Por outro lado, a apneia do sono é uma condição na qual sua respiração pode parar e recomeçar enquanto você está dormindo. Embora muitos não saibam que têm a condição, ela é frequentemente reconhecida por sintomas como acordar com suspiros, roncos ou engasgos.
Problemas com a respiração durante o sono significa que os músculos não estão recebendo oxigênio suficiente durante a noite. Isso pode prejudicar nos músculos faciais, levando a dor de cabeça. Se você ronca, é provável que tenha algum problema com sua mecânica respiratória durante o sono, o que pode estar relacionado à apneia do sono.
Problemas posturais e travesseiro inadequado
Dormir em uma posição desconfortável ou usar um travesseiro inadequado pode causar tensão na musculatura do pescoço e resultar em dor de cabeça ao despertar. Optar por travesseiros ergonômicos pode ser uma solução.