4 coisas que você deve fazer para prevenir doença da gota
A condição, que causa dor intensa nas articulações, pode ser evitada; veja como
A doença gota (hiperuricemia), antigamente também conhecida como “doença dos reis” é uma tipo de artrite, que causa inflamação nas articulações, resultando em dores, inchaço e vermelhidão.
A condição caracteriza-se pela acumulação de ácido úrico em várias partes do corpo, particularmente nas articulações. Uma das áreas mais afetadas do corpo é o dedão do pé. Articulações do tornozelo, joelho, tornozelos, cotovelos e punhos também podem ser afetadas.
O ácido úrico é uma substância produzida naturalmente pelo organismo que, ao atingir nível elevado (hiperuricemia), resulta na formação de pequenos cristais pontiagudos, semelhantes a pequenas agulhas.
Como prevenir a gota?
Se o exame médico revelar um aumento do nível de ácido úrico no sangue, deve-se tomar cuidado para garantir que a dieta seja saudável e pobre em purinas. Essas substâncias são encontradas naturalmente no corpo e também em certos alimentos, incluindo carne vermelha e vísceras, como o fígado; frutos do mar, como anchovas, sardinhas, mexilhões, trutas e atum. A nutrição adequada é um pilar da prevenção contra a gota.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), uma dieta baseada nesses alimentos ricos em purinas pode desencadear uma crise de gota em pessoas hiperuricêmicas. O mesmo pode acontecer se a pessoa ingere álcool em excesso, principalmente vinho tinto e cerveja, se sofre um trauma físico, cirurgias, quimioterapia ou faz uso de diurético.
Veja abaixo algumas maneiras de prevenir gota:
1) Elimine o excesso de peso: pessoas obesas são mais propensas a hiperuricemia e ataques de gota.
2) Controle da dieta: a dieta pode ser um fator desencadeante de crises de gota, portanto, na presença de hiperuricemia, o tipo de alimento consumido deve ser controlado:
- Alimentos proibidos: gorduras animais em geral (embutidos, carnes vermelhas, mariscos, conservas de peixe, peixes gordurosos, álcool (principalmente cerveja), refrigerantes com frutose).
- Alimentos que podem ser consumidos com moderação (100-150 gr. por dia): carnes magras, peixes magros e laticínios.
- Alimentos autorizados: ovos, laticínios (desnatados ou semi-desnatados), vegetais, frutas, cereais, massas, óleos vegetais, água, chá, infusões, café, cacau, sucos, refrigerantes sem frutose, etc.
3) Beba bastante líquido para eliminar o ácido úrico.
4) Evite o álcool: em geral, o álcool dificulta a eliminação do ácido úrico pela urina. A cerveja tem um efeito mais prejudicial devido ao seu alto teor de purinas, cuja quebra aumenta a produção de ácido úrico.
Além de seguir essas recomendações, as pessoas com hiperuricemia devem seguir o tratamento prescrito pelo médico e fazer exames de controle periódicos para garantir que os níveis de ácido úrico no sangue permaneçam baixos.