4 motivos que fazem as pessoas acordarem de madrugada

Essencial para a nossa saúde física e psicológica, dormir bem é um privilégio

17/02/2024 09:28

A falta de sono suficiente pode ter efeitos negativos na saúde mental – iStock/Getty Images
A falta de sono suficiente pode ter efeitos negativos na saúde mental – iStock/Getty Images - klebercordeiro/istock

Essencial para a nossa saúde física e psicológica, dormir bem é um privilégio. Isso porque, segundo dados de uma pesquisa feita em 2022 nos EUA, aproximadamente cerca de 28% dos adultos tinham dificuldade para dormir.

Mas por que algumas pessoas acordam antes do despertador? A ciência tem tentado responder a esta questão. Segundo os especialistas, há muitas variáveis ​​que podem estar em jogo. De acordo com os resultados da pesquisa, os adultos jovens e as mulheres tendem a ter problemas de sono com mais frequência do que os adultos mais velhos e os homens.

A falta de sono suficiente pode ter efeitos negativos na saúde mental. A pesquisa Sleep in America 2023 da National Sleep Foundation (NSF) descobriu que 65% dos adultos norte-americanos que estão insatisfeitos com a quantidade de sono também relatam sintomas de depressão.

O sono insuficiente também tem repercussões físicas, pois o corpo necessita de descanso para melhorar a função cerebral e recuperar o tecido muscular.

4 motivos que levam as pessoas a acordar de madrugada

Especialistas dizem que é possível identificar pelo menos quatro motivos comuns diferentes pelos quais as pessoas acordam horas antes do alarme tocar, como:

  • Visitas ao banheiro: mesmo enquanto você dorme, seu corpo ainda continua trabalhando para decompor o que você comeu e bebeu naquele dia. Por isso é natural acordar ocasionalmente com necessidade de ir ao banheiro, mas quando isso se torna muito comum (e sempre no mesmo horário) pode ser sinal de noctúria.
  • distúrbios do sono
  • estresse, ansiedade ou depressão
  • distrações dentro ou perto do ambiente de sono, como ruídos altos ou luz brilhando pela janela do quarto.

Pesquisadores da Ohio State University relatam ansiedade e depressão como razões comuns para distúrbios do sono. Sentir-se muito cheio ou com muita fome também pode ter um impacto, assim como sentir muito calor ou frio.

De acordo com a Academia Americana de Medicina do Sono, beber cafeína ou álcool pouco antes de adormecer pode dificultar o sono e a permanência no sono. Praticar exercícios ou comer antes de dormir também pode afetar a capacidade do corpo de adormecer e descansar bem.

Como melhorar a qualidade do sono?

Existem hábitos que podem melhorar o quadro, como definir um horário de sono, com horários específicos para dormir e acordar. Isso pode ajudar a treinar o corpo para antecipar a hora de descansar.

De acordo com pesquisadores de Harvard, evitar cafeína, álcool, nicotina e alimentos duas a três horas antes de dormir também pode ajudar a aumentar suas chances de descansar sem despertar na madrugada.

Pular cochilos à tarde, fazer exercícios durante o dia e manter o quarto escuro e fresco são outras estratégias recomendadas para dormir bem.