4 sinais de colesterol alto que aparecem nos olhos

É importante ressaltar que nem todas as pessoas com essas características nos olhos têm a condição

Sinais nos olhos podem ser indicadores de colesterol alto
Créditos: Yaraslau Saulevich/istock
Sinais nos olhos podem ser indicadores de colesterol alto

Indicadores menos conhecidos podem fornecer informações valiosas sobre nossa saúde geral. Embora o colesterol alto geralmente não apresenta sintomas por anos, em alguns casos, alguns sinais podem surgir nos olhos. Veja abaixo 4 deles:

Sinais de colesterol nos olhos

Xantelasmas

Xantelasmas são pequenos nódulos amarelados ou esbranquiçados que podem aparecer nas pálpebras, geralmente nas regiões próximas ao canto interno dos olhos. Esses nódulos são depósitos de gordura que podem ser um sinal de colesterol alto ou triglicerídeos elevados. No entanto, nem todas as pessoas com xantelasmas têm colesterol elevado.

Xantomas

Essas são lesões elevadas, semelhantes a nódulos, que podem aparecer em várias áreas do corpo, incluindo as pálpebras. Eles podem variar em tamanho e cor, geralmente amarelos ou alaranjados. Os xantomas podem ser um sinal de problemas de lipídios no sangue, incluindo colesterol alto.

Arcus senilis

É um anel branco ou acinzentado que pode se formar ao redor da íris (parte colorida do olho). Embora não seja exclusivo do colesterol alto, o arcus senilis pode ser um indicativo de problemas de lipídios no sangue.

Placas amareladas na conjuntiva

A conjuntiva é o tecido fino que reveste a parte branca dos olhos. Em algumas pessoas com colesterol elevado, podem ocorrer placas amareladas na conjuntiva, especialmente perto da córnea.

É importante ressaltar que nem todas as pessoas com essas características nos olhos têm colesterol alto, e nem todas as pessoas com colesterol alto apresentarão essas alterações oculares.

Além disso, outras condições médicas podem causar sintomas semelhantes nos olhos. Portanto, se você suspeita de níveis elevados de colesterol ou está preocupado com alterações em seus olhos, é recomendável procurar um médico para avaliação e diagnóstico adequados.