4 sintomas menos conhecidos de demência
A demência se desenvolve gradualmente ao longo do tempo, mas alguns sinais aparecem na fase inicial
Embora a maioria esteja ciente dos sinais mais óbvios de demência, como dificuldade para lembrar novas informações, há outros mais sutis da condição.
Mudanças de comportamento, que podem incluir perder a confiança, tornar-se retraído e perder o interesse por amigos, trabalho ou hobbies são alguns sinais aos quais devemos nos atentar.
O que é demência?
De acordo com a ONG Alzheimer’s Association, a demência descreve um grupo de sintomas associados a um declínio na memória, raciocínio ou outras habilidades de pensamento.
- SP terá ‘praia’ a 15 minutos da Faria Lima; saiba mais
- O hábito simples que pode ser um escudo contra a demência
- 7 indícios de que você sofre de intolerância à lactose
- Estudo aponta para fator que aumenta em 31% o risco de demência
Existem muitos tipos diferentes de demência, sendo a doença de Alzheimer a mais comum delas, representando 60-80% dos casos de demência.
Sinais menos conhecidos de demência
- Dificuldade com o financeiro
Confusão para lidar com as próprias finanças pode ser o mais importante entre os primeiros sinais de mudança que acontecem no início da demência.
À medida que a condição avança, a pessoa pode tentar esconder os problemas financeiros para proteger a sua independência, ou até mesmo, pode não perceber que está perdendo a capacidade de lidar com seu dinheiro. Como resultado, pode haver um acúmulo de dívidas.
- Dificuldade em concluir tarefas diárias
As pessoas com Alzheimer geralmente acham difícil concluir as tarefas diárias. Às vezes, eles podem ter problemas para dirigir até um local familiar, organizar uma lista de compras ou lembrar as regras de um jogo favorito.
- Dificuldade em entender imagens visuais e relações espaciais
Para algumas pessoas, ter problemas de visão é um sinal de demência, especificamente de Alzheimer. Isso pode levar a dificuldade de equilíbrio ou problemas de leitura. Elas também podem ter problemas para avaliar a distância e determinar a cor ou o contraste, causando problemas ao dirigir.
- Isolamento
Uma pessoa que vive com a doença de Alzheimer pode experimentar alterações na capacidade de manter ou acompanhar uma conversa. Como resultado, ela pode se afastar de hobbies, atividades sociais ou outros compromissos.
Familiares e amigos podem notar os sintomas de Alzheimer e de outras demências antes da pessoa que está passando por essas mudanças. Nesse caso, é importante orientar a pessoa a buscar uma avaliação médica para encontrar a causa desses sintomas.
Como é feito o diagnóstico de demência?
Para o diagnóstico, o médico pode fazer uma série de testes para avaliar a função cognitiva, como testes de memória, habilidades motoras e reflexos. Também pode solicitar exames de sangue para descartar outras causas dos sintomas da demência, como deficiência de vitaminas ou problemas hormonais.
Em muitos casos também é necessário exames de imagens, como a ressonância magnética e a tomografia computadorizada, que podem detectar anormalidades cerebrais.