5 alimentos que aumentam o risco de câncer
Carne processada, refrigerante e até churrasco têm substâncias cancerígenas. Um artigo divulgado pelo site “Minha Vida” mostra que muitos alimentos lesam as células humanas e alteram o material genético que existe dentro dela.
“Esse processo leva a uma multiplicação celular muito maior do que o normal e, em consequência, pode aparecer um tumor”, diz o nutricionista Fábio Gomes, do INCA.
Veja abaixo quais são os alimentos que aumentam o risco de câncer e previna-se:
- Ciência aponta relação entre covid-19 e regressão do câncer; entenda
- Risco de câncer é reduzido com consumo por vegetal comum no Brasil
- Como a falta de higiene bucal pela manhã aumenta o risco de câncer
- 3 alimentos para evitar o câncer, segundo a ciência
Carnes processadas
Linguiça, salsicha, bacon e até o peito de peru contêm quantidades consideráveis de nitritos e nitratos. Essas substâncias, em contato com o estômago, viram nitrosaminas, substâncias consideradas mutagênicas, capazes de promover mutação do material genético.
Alimentos ricos em sal
“Se ingerido em quantidade maior do que cinco gramas por dia, o sal pode lesar as células que estão na parede do estômago”, explica o nutricionista Vinicius Trevisani, do Instituto do Câncer de São Paulo. Essa agressão gera alterações celulares que podem levar ao aparecimento de tumores.
Churrasco
Na fumaça do carvão há dois componentes cancerígenos: o alcatrão e o hidrocarboneto policíclico aromático. “Ambos estão presentes na fumaça e impregnam o alimento que é preparado na churrasqueira”, explica Fábio Gomes. “Eles também possuem fatores mutagênicos que levam ao aparecimento de tumores.”
Alimentos com agrotóxicos
Não existe uma forma eficiente de limpar frutas, verduras e legumes dos agrotóxicos. “Muitas vezes, esses conservantes são aplicados nas sementes e passam a fazer parte da composição do alimento”, aponta Fábio Gomes. Ele explica que o agrotóxico provoca vários problemas de saúde em quem tem contato direto com esses alimentos, mas ainda está em estudo a sua real contribuição com o aparecimento do câncer.
Dieta pobre em fibras
O nutricionista Vinicius Trevisani explica que o intestino se beneficia muito pelo consumo adequado de fibras. Elas garantem um bom trânsito intestinal, de modo a eliminar os ácidos biliares secundários, um produto da digestão presente no intestino. Isso evita a agressão às células do intestino e a multiplicação celular descontrolada.