5 apps gratuitos para você fazer atividade física sem gastar nada
A prática regular de uma atividade física, atrelada a uma alimentação saudável e boas noites de sono, são os pilares para ter mais qualidade de vida. A atividade física traz inúmeros benefícios à saúde, tais como melhor desempenho cardiovascular, respiratório, aumento da resistência física e ainda previne contra doenças crônicas.
Porém uma pesquisa do Ministério do Esporte revela que 45,9% dos brasileiros entre 15 e 74 anos são sedentários, ou seja, praticamente metade da população brasileira. A grande maioria 62,9% diz que não tem tempo para praticar atividade física, cerca de 12% diz que não gosta de fazer exercícios e 5,5% comenta que não tem condições financeiras.
Para quem não tem muito tempo livre, dinheiro e disponibilidade para ir à academia, os aplicativos gratuitos são uma ótima opção. Com eles você estabelece um objetivo, pode treinar em qualquer lugar: em casa, no parque ou até mesmo no quarto do hotel, quando estiver viajando e investir na sua qualidade de vida. Confira esta seleção de 5 aplicativos:
- eSIM internacionail: descubra como funciona o ‘chip virtual’
- Projeto abre 4 mil vagas em cursos gratuitos de tecnologia
- UFPE e UPE abrem 7,5 mil vagas para curso gratuito EaD
- Verão no Brasil sem gastar muito: 5 destinos deslumbrantes e econômicos para fazer em janeiro ou fevereiro
1) Mova Mais
Esse aplicativo gratuito, disponível para iOS e Android, vai te motivar ainda mais a fazer atividade física. Sabe por quê? Ele converte seus exercícios físicos em milhas de viagem da Multiplus.
Como funciona: Basta conectar a conta Mova Mais a um dos aplicativos de atividades físicas como RunKepper, Map My Run e Strava e sempre registrar a atividade física realizada.
A cada 10 pontos Mova Mais você ganha 1 ponto Multiplus que é creditado em até 15 dias úteis. As milhas acumuladas podem ser convertidas em passagens aéreas, hospedagens, eletrodomésticos e muito mais.
2) BTFIT
O aplicativo disponível gratuitamente para iOS e Android conta com mais de 400 aulas, o que o torna o aplicativo com o maior acervo de aulas fitness do mundo. São oferecidas aulas de Yoga, Ballet Fitness, 20 Minute Workout, Abdominal, Dança e Mat Pilates.
O aluno pode checar sua evolução em “Meu Perfil” que traz informações como tempo de treino, gasto calórico, desempenho nos exercícios, Índice de Massa Corporal (IMC), a Relação Cintura Quadril (RCQ) e medidas corporais. Os resultados podem ser compartilhados via redes sociais.
3) Freeletics
O Freeletics funciona como um personal trainer digital. Ele oferece treinos personalizados de acordo com o perfil do usuário e seu objetivo: perder de peso, tonificar os músculos, melhorar o desempenho na corrida, ganhar de massa muscular ou apenas manter a saúde.
Disponível para iOS e Android o app tem três versões: Bodyweight, que propõe exercícios funcionais feitos apenas com o peso do próprio corpo, Running que prepara o atleta para corridas e caminhadas e o Gym, que otimiza treinos realizados em academias. Com ele você pode treinar onde estiver. O aplicativo tem a opção gratuita e de coach que cobra um valor mensal.
4) Yoga.com
O aplicativo baixado por mais de 7 milhões de pessoas é disponibilizado gratuitamente para Android e iOS. Ele conta com 289 poses (asana) e exercícios de respiração (pranayama) mostrados em vídeo HD. Há também imagens musculares em 3D para cada pose. É possível pesquisá-las por níveis (iniciantes, intermediário e avançado), tipo ou objetivo do aluno. O Yoga.com conta com 37 programas pré-instalados, mas permite também a criação de programas personalizados.
5) Jefit Pro
Com a ajuda desse aplicativo, que também funciona como se fosse um personal trainer, você consegue melhorar seu condicionamento físico. Basta criar um perfil, estabelecer seus objetivos e assim você receberá orientações. São centenas de exercícios divididos por partes do corpo. Disponível gratuitamente para Android e iOS.