Ainda que as opções para vegetarianos ou veganos tenham aumentado no mercado e restaurantes, não é tarefa fácil encontrar alimentos próprios em todos lugares.
Se investigarmos mais a fundo, infelizmente saberemos que mesmo alimentos e bebidas que consideramos liberados para estes grupos não são tão livres de compostos animais ou derivados deles.
Por isso é importante estar atento aos rótulos, que também nem sempre são tão claros. Pensando nisso, a revista Super Interessante , reuniu alguns alimentos que muita gente nem imagina que deveria ser evitado por vegetarianos e veganos:
❮ ❯ 1- Queijos: se você é vegetariano e consome este alimento como fonte de proteína, fique atento aos tipos de queijo que compra.
Alguns deles como o Parmesão, Gorgonzola e Grana Padano, utilizam o coalho, enzima que separa o soro da gordura. O problema é que essa enzima é obtida do estômago de novilhos abatidos.
Esses queijos devem levar obrigatoriamente a substância, já que são de Denominação de Origem Controlada (DOC) e precisam obedecer uma receita rígida para receber o certificado. - Getty Images/iStockphoto 2- Bebidas alcoólicas: cerveja e vinho infelizmente também estão nessa lista.
A filtragem da cerveja (para coletar leveduras e clarear a bebida) pode ser feita com produtos que derivam das bexigas natatórias dos peixes, dos caranguejos ou com gelatina (derivada de tutano de boi). Os produtos geralmente não permanecem na bebida, mas podem fazer com que muitos pensem em abandonar seu consumo.
O mesmo pode ser usado em vinhos para remover taninos, mas neste produto esse tipo de processo é cada vez menos usado.
- Getty Images/iStockphoto 3-Maçãs: a fruta possui uma cera natural, que retém a umidade da fruta. Depois de colhidas elas são lavadas e, para não ficar sem essa ‘proteção’ voltam a ser cobertas com uma outra cera, que em alguns casos, é feita de goma-laca, feita com uma resina fabricada por um besouro.
Aqui cabe o mesmo princípio do mel, que não é feito com animais, mas é derivado deles. Os produtores dificilmente indicam qual tipo de cera utilizam, ficando difícil identificar se a fruta pode ser considerada realmente vegana.
- Getty Images/iStockphoto 4- Batatas fritas: as batatinhas que compramos no mercado podem conter gordura bovina. É que, antes de ser congeladas, elas são pré-fritas e algumas empresas utilizam gordura bovina nesse processo.
Por isso, se você prefere este produto à batata natural, é importante estar atento aos ingredientes.
Algumas redes de fast-food podem usar também “saborizante natural de carne” nas batatinhas.
- Getty Images 5- Açúcar branco/ refinado: apesar do produto em si ser natural, em alguns casos passa por um processo de refinamento com uso de um tipo de carvão feito de ossos.
O carvão não fica no açúcar, mas o uso dele faz com que o produto final não seja exatamente veggie friendly. Caso você não queira consumir açúcares feitos com esse processo, é importante consultar o SAC do fabricante.
- Getty Images/iStockphoto
Leia a matéria completa e veja outras bebidas e alimentos que podem não ser apropriados para veganos e vegetarianos.