5 cuidados mais importantes para evitar um AVC

Muitos dos fatores de risco para o AVC podem ser controlados com mudanças no estilo de vida

Embora o AVC (Acidente Vascular Cerebral) seja mais comum em pessoas mais velhas, ele pode ocorrer em todas as faixas etárias, incluindo em adultos jovens e até mesmo em crianças, embora seja menos frequente nesses grupos.

Novos estudos mostram que até 70% de todos os acidentes vasculares cerebrais poderiam ser evitados se as pessoas em risco vivessem vidas mais saudáveis. Fatores como pressão alta, falta de exercícios ou dieta pouco saudável aumentam o risco de acidente vascular cerebral. A fibrilação atrial também é muito perigosa.

Conheça os cuidados importante para se evitar um AVC
Créditos: peterschreiber.media/istock
Conheça os cuidados importante para se evitar um AVC

Veja os cuidados para se evitar um AVC

Movimente-se

O ideal é que você faça exercícios regularmente – ou seja, três a quatro vezes por semana – durante meia hora. Esportes de resistência como corrida, caminhada ou natação são os mais adequados para isso. Em qualquer caso, é importante consultar um médico e obter uma recomendação individual de exercícios após o exame.

O exercício é tão importante para prevenir acidentes vasculares cerebrais porque influencia muitos outros fatores de risco, como pressão arterial elevada, obesidade, níveis de lipídios no sangue.

Cuide do seu peso

Pessoas com excesso de peso são particularmente propensas a sofrer um acidente vascular cerebral. A gordura da barriga, principalmente, aumenta a suscetibilidade. Quem está com o índice de massa corporal (IMC) acima de 25, deve perder peso.

Cuidado com o colesterol

Um nível elevado de colesterol leva a um risco aumentado de acidente vascular cerebral. Uma dieta com muita gordura animal, por exemplo, aumenta o risco de depósitos nos vasos sanguíneos. O risco de AVC é particularmente crítico se os chamados valores de colesterol LDL – valores de lipoproteína de baixa densidade – forem muito altos. O LDL é um importante veículo para o transporte do colesterol no corpo.

Para reduzir esse risco, faça uma dieta balanceada, evite principalmente muita gordura animal, e faça uma caminhada ao ar livre pelo menos uma vez por dia.

Monitore a pressão arterial

A pressão arterial elevada é um dos fatores de risco mais importantes para um AVC. Muitas pessoas não sabem que sua pressão arterial está elevada, pela ausência de sintomas. Por isso é importante monitorá-la regularmente.

Para baixar a pressão arterial, evite comer muito sal, não beba álcool, controle o peso corporal e faça exercícios. Como o tipo e a quantidade saudável de exercício variam para cada pessoa com pressão arterial, é melhor consultar o seu médico.

Tenha uma dieta saudável

Uma dieta saudável que reduz o risco de acidente vascular cerebral é, por exemplo, a chamada dieta mediterrânea, que inclui muitas frutas e vegetais. Azeite e manteiga são usados ​​para fritar. Carne e linguiça devem, se possível, ser consumidas no máximo duas vezes por semana. Em geral, os especialistas recomendam uma dieta equilibrada, com mais grãos integrais e menos açúcar.