Últimas notícias:
Loading...

Como baixar o colesterol alto: veja as dicas

Dieta e mudanças de hábitos têm um papel fundamental na redução dos níveis de colesterol ruim

O colesterol alto é um problema comum de saúde que pode levar a doenças cardiovasculares graves. Quando o colesterol ruim (LDL) se acumula nas artérias, pode aumentar o risco de ataques cardíacos e derrames. Felizmente, existem várias maneiras de baixar o colesterol.

Alimentação saudável é fundamental para baixar o colesterol
Créditos: istock/bodym/pamelasphotopoetry
Alimentação saudável é fundamental para baixar o colesterol

Adote uma dieta saudável para baixar o colesterol

Uma dieta saudável é a chave para manter níveis de colesterol saudáveis. Certifique-se de que sua dieta seja rica em fibras, frutas, vegetais, grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis.

Para citar um exemplo, a maçã é uma ótima opção. Por ser rica em pectina, uma fibra solúvel, a maçã ajuda na redução de LDL.

E uma única unidade da fruta por dia já traz benefício, segundo um estudo publicado em dezembro de 2014 no European Journal of Nutrition. Este benefício vem graças aos polifenóis antioxidantes encontrados principalmente em sua casca.

Outro cuidado importante com a alimentação é evitar alimentos ricos em gorduras saturadas e trans, como carnes gordurosas, laticínios integrais e alimentos processados.

Mantenha-se hidratado

Quando o corpo está desidratado, o colesterol pode se acumular nas artérias, aumentando o risco de doenças cardiovasculares.

Beber pelo menos 8 copos de água por dia ajuda na hidratação e a manter os níveis sob controle.

Faça exercícios regularmente

Exercícios regulares podem ajudar a reduzir o colesterol LDL e aumentar o colesterol bom (HDL). Alguns exercícios que podem ajudar incluem caminhar, correr, nadar, andar de bicicleta e fazer musculação.

Tente se exercitar pelo menos 30 minutos por dia, 5 dias por semana.

Exercícios físicos também são importantes contra o colesterol
Créditos: Cristian Blázquez Martínez/istock
Exercícios físicos também são importantes contra o colesterol

Considere suplementar ômega-3

Os suplementos de ômega-3 são uma excelente fonte de ácidos graxos saudáveis, que podem ajudar a reduzir o LDL.

O ômega-3 pode ser encontrado em alimentos como peixes, nozes e sementes, mas os suplementos podem ajudar a aumentar a ingestão desses nutrientes. É importante fazer isso apenas com a orientação de um médico ou nutricionista.

Evite fumar e consumir álcool em excesso

O tabagismo e o consumo excessivo de álcool podem afetar negativamente os níveis de colesterol. Fumar pode danificar as artérias e aumentar o risco de doenças cardiovasculares.

O consumo excessivo de álcool pode levar ao aumento do LDL e afetar a função hepática.

Considere medicamentos

Em alguns casos, o médico pode prescrever medicamentos. Os mais comuns incluem as estatinas, que ajudam a reduzir a produção de colesterol no fígado.

No entanto, é importante falar com um médico antes de tomar qualquer medicamento.