5 dicas para acabar com o desperdício de alimentos

Todos os dias, 41 mil toneladas de comida são jogadas fora no Brasil; saiba como evitar o desperdício

Cerca de 828 milhões de pessoas foram afetadas pela fome em 2021, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU) – iStock/Getty Images
Créditos: Getty Images
Cerca de 828 milhões de pessoas foram afetadas pela fome em 2021, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU) – iStock/Getty Images

A quantidade de comida perdida ou desperdiçada durante o ciclo de produção e consumo, segundo estudo divulgado pela ONU, poderia alimentar aproximadamente 2 bilhões de pessoas.

Além disso, todos os dias, 41 mil toneladas de comida são jogadas fora enquanto uma em cada nove pessoas passam fome no Brasil, segundo o WFP (Programa Mundial de Alimentos).

Para melhor aproveitamento dos alimentos, o Instituto Akatu criou uma lista com dicas práticas e úteis que ajudarão a reduzir o desperdício no dia a dia.

1 – Faça o cardápio da semana
Planejar o cardápio da semana, definindo como serão as refeições diárias, permite planejar as compras semanais e evitar desperdícios. O maior desperdício doméstico verifica-se em frutas, legumes e verduras, ou seja, nos produtos típicos das compras semanais.

2- Não se preocupe com a aparência dos alimentos
Nas compras a granel (alimentos não embalados), não se deixe impressionar pelo aspecto “limpeza” de legumes e especialmente batatas. Saiba que a limpeza dos alimentos reduz seu tempo de vida, assim como pode contaminá-los com produtos tóxicos. Qualquer legume ou batata com um pouco de terra dura mais e pode ser facilmente lavado em casa.

3 – Cuidado ao manipular os alimentos
Na hora de comprar frutas, verduras e legumes, escolha com os olhos. Somente depois de decidir que vai levar pegue o alimento. Assim, o produto será preservado por mais tempo.

4 – Não jogue fora as sobras
Aprenda a reciclar as sobras de alimentos: do feijão, faça sopa. Com arroz, purê de batatas, cenouras cozidas, carne assada ou o que restou da bacalhoada prepare deliciosos bolinhos. Frutas azedas ou maduras demais viram compotas, geleias e recheios para bolo.

5 – Prefira produtos da estação
Consuma verduras, legumes e frutas da estação, que além de mais saborosos têm preços mais baixos. Em geral, esses produtos vêm de mais perto, não exigindo grande transporte, desta forma reduzindo perdas pela manipulação, gastos de combustível e poluição.