5 dicas para substituir pão francês de forma gostosa e saudável
O pão francês, que na verdade é brasileiro (apesar de ter sido inspirado nos servidos nos cafés da França), faz parte do nosso cardápio e é difícil imaginar o dia a dia sem ele.
Apesar de gostoso, barato e de combinar com quase tudo, ele nem sempre é indicado. “Cada unidade de pão francês tem, aproximadamente, 150 calorias. É possível pensar em muitas opções nutritivas e saborosas que permanecem nesta faixa”, afirma a endocrinologista Glaucia Duarte, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia ao Minha Vida, parceiro do Catraca Livre.
Pensando em como substituir essa fonte de carboidratos de forma saudável e gostosa, o Minha Vida reuniu uma equipe de especialistas e dá algumas dicas:
- 6 frutas secas que ajudam a afastar o diabetes, segundo estudo
- Como o tamarindo pode reduzir a gordura no fígado de forma natural
- Pão faz mal? Mitos e verdades sobre seu impacto na alimentação
- Hábito matinal ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue
1- Tapioca
Ela pode substituir os pães no café da manhã ou lanches, sendo uma fonte saudável de carboidratos. Mas é importante ter cuidado com o recheio para que a combinação não fique calórica. Leia mais.
2- Cereal de flocos integrais de milho com leite
Eles também são fontes de energia e as versões integrais são mais nutritivas, pois contém substâncias antioxidantes, vitaminas, minerais, fibras, proteínas e lipídios, além dos carboidratos. Combinado com o cálcio do leite, o cereal fica ainda melhor para a saúde.
3- Pão de centeio
Pra quem quer pão de qualquer jeito, uma dica é escolher o feito de centeio, à base de farinha integral e rico em minerais, complexo B e fibras alimentares, que ajudam na regulação da função digestiva – benefício mal atendido pelo pão francês, que só fornece carboidratos (nutriente transformado em energia para as atividades diárias), como informa a nutricionista Daniela Cyrulin, da Nutri & Consult.
4- Iogurte natural com granola
O iogurte natural é rico em vitaminas, como vitamina A e as vitaminas do complexo B, além de ser fonte de cálcio. Junto coma granola, de preferência sem açúcar, é uma ótima dica para quem quer manter a forma.
“A granola oferece os mesmos carboidratos do pãozinho, mas com benefícios extras de com fibras e vitaminas”, afirma a nutricionista Rosana Farah, da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. Meia xícara de chá é a quantidade ideal a ser consumida por refeição.
5- Muesli
Este cereal de origem suíça- rico em nutrientes, fibras e vitaminas- reúne flocos de aveia crus, frutas e frutos secos. A versão ‘seca’ é uma mistura de aveia e pedacinhos de frutas desidratadas, nozes e sementes. Já a ‘fresco’ tem aveia macerada em água ou sucos de fruta, misturado com frutas frescas picadas. Ele pode ser misturado também com leite, frutas ou iogurte natural.
Veja mais dicas para substituir o pãozinho de forma saudável no Minha Vida.