5 hábitos que quem tem hemorroidas deve evitar, segundo especialistas
Especialista destaca 5 erros e mudanças no estilo de vida, que podem ajudar a prevenir e aliviar os sintomas

Sabia que aquele tempo que você passa sentado na privada mexendo no celular, pode causar hemorroidas?
As hemorroidas são veias ao redor do ânus ou do reto que se inflamam ou dilatam. Fatores como obesidade, constipação intestinal e dieta pobre em fibras podem contribuir para o problema. Os sintomas incluem coceira, dor, inchaço e sangramento.
Hemorroidas são uma doença comum que gera desconforto por inflamar e dilatar veias na região do reto e ânus. Essa inflamação é causada por um aumento da pressão das veias nessa região, normalmente originada por obesidade, gravidez, constipação intestinal, ficar sentado no vaso sanitário por muito tempo, dieta pobre em fibras ou outros fatores que podem influenciar nessa dilatação dos vasos.
- ‘Patrimônio do povo brasileiro’: o que você precisa saber sobre o SUS e seu impacto no Brasil
- Alura e Google abrem 180 mil vagas em curso gratuito de IA
- Etecs e Fatecs oferecem cursos gratuitos na área da construção civil
- 3 países baratos para brasileiros tirarem a viagem internacional do papel
Entre os principais sintomas dessa condição estão a coceira, inchaço, fissuras, dores locais ou circunstanciais e sangramentos.
O desconforto é um dos principais sintomas, principalmente ao evacuar ou sentar-se no vaso sanitário.
Para prevenir que esses sintomas se agravem e a doença escale a um quadro de desconforto ainda maior, existem alguns erros comuns que pioram o problema e devem ser evitados.
O Dr. André Augusto Pinto, cirurgião do aparelho digestivo na Clínica Gastro ABC, lista 5 deles:
Comer alimentos apimentados: comidas picantes não causam hemorroidas, mas podem se tornar um fator de agravamento dos sintomas para quem já possui a doença. Isso acontece, pois a pimenta pode irritar a mucosa do trato gastrointestinal, irritando as veias da região anal.
Uso de papel higiênico: o uso do papel higiênico pode piorar a irritabilidade da pele ao redor do ânus devido ao atrito gerado ao esfregá-lo. Por mais que seja de boa qualidade, o papel higiênico ainda possui certa asperidade, o que pode causar ardência e sangramentos.
Ficar muito tempo sentado no vaso sanitário: esse hábito pode, além de agravar o quadro de hemorroidas, ser uma possível causa de desenvolvimento da doença. Isso decorre do fato de que a posição sentada restrinja a circulação e aumenta a pressão nas veias, dilatando os vasos sanguíneos. A pressão efetuada de forma prolongada pode causar inchaço e dor nas fissuras.
Constipação: a constipação intestinal pode agravar hemorroidas por dificultar a evacuação, fazendo com que seja necessário um esforço maior para eliminar as fezes. Ao forçar, a pressão aumenta e as veias podem se inchar e dilatar. Dietas ricas em fibras para regular o intestino e hidratação são as principais indicações para tratar as hemorroidas.
Exercícios que exigem muita força: exercícios físicos são, geralmente, indicados para quem tem hemorroidas por auxiliarem na prevenção dos sintomas e serem eficazes contra a constipação. Porém, aqueles exercícios que exigem o uso de muita força, como musculação ou halterofilismo, podem aumentar o prolapso hemorroidário e causar dor, sangramentos e externalização das veias.
“A principal maneira de evitar que as hemorroidas se desenvolvam ou de aliviar o desconforto causado pela doença é uma mudança no estilo de vida. Hábitos saudáveis, como manter uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos moderados, são importantes para prevenção e alívio dos sintomas.” Explica o especialista.
As recomendações para tratamento das hemorroidas são: beber muita água para manter as fezes macia, fazer banhos de assento em água morna para aliviar a dor e a inflamação, uso de cremes ou pomadas tópicas para reduzir a dor e o inchaço.
Para casos mais extremos, alguns procedimentos como ligadura elástica, escleroterapia e hemorroidectomia grampeada são indicados para amarração ou secamento dos vasos dilatados.
Outras dicas de Saúde na Catraca Livre
A dengue está entre as doenças virais transmitidas por mosquitos mais comuns em todo o mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é endêmica em mais de 100 países e causa cerca de 390 milhões de infecções a cada ano.
Embora muitas infecções sejam assintomáticas ou produzam apenas doenças leves, a dengue pode ocasionalmente causar doenças mais graves e até morte. Conheça os sintomas e saiba o que fazer.