5 sinais de câncer que os homens mais ignoram

É importante estar atento a esses sinais e procurar atendimento médico caso eles persistam

Existem sinais de alerta de câncer, mas muitos homens os ignoram. Acontece que a maioria dos sintomas ocorre na ausência de dor, o que acaba não acionando o alarme de urgência. Além disso, tradicionalmente, os homens têm uma resistência em admitir ou buscar ajuda para problemas de saúde.

Conheça alguns dos sinais de câncer que os homens frequentemente ignoram
Créditos: AnnaStills/istock
Conheça alguns dos sinais de câncer que os homens frequentemente ignoram

Inchaço ou dor nos testículos

Testículo aumentado e desconforto acontecem em casos de câncer testicular, mas muitas vezes, os homens podem ignorar essas alterações ou atribuí-las a outras causas menos graves. É importante levar a sério qualquer alteração nessa região, já que o câncer nesta área cresce rapidamente e, portanto, deve ser tratado o mais rápido possível. Às vezes, o nódulo provoca dor, mas na maioria das vezes não é doloroso.

Alterações no sêmen

Sangue no sêmen, ou sêmen repentinamente cristalino ou acastanhado pode indicar problemas na próstata, no pior dos casos, câncer. Palpação, exames de sangue e ultrassom ajudam a fazer o diagnóstico.

Urina

Quando o jato não é mais tão espesso e forte como antes pode indicar doença da próstata, mas também da bexiga. No entanto, os fumantes em particular devem se lembrar que o câncer de bexiga pode estar por trás disso, já que esta forma de câncer é particularmente comum entre os fumantes.

Hábitos intestinais

Diarreia, constipação, acúmulo de muco ou sangue na fezes podem ser sintomas de câncer colorretal, doença que tem aumentado entre os mais jovens. É importante estar atento a estes sinais para consultar rapidamente um médico sem demora.

Mama

Embora menos comum, o câncer de mama também pode afetar os homens. De acordo com o A.C. Camargo Cancer Center, apenas 1% do total de casos de câncer de mama é masculino. Normalmente esse tipo de câncer aparece em homens mais velhos, acima dos 60 anos, e pode ser mais frequente em homens cujas famílias apresentam muitos casos de câncer de mama (mesmo que em mulheres). Se houver retração de pele, aparecimento de caroços ou nódulos, é importante procurar um médico.