Homem diagnosticado com câncer de intestino avançado revela primeiro sinal
O sinal de alerta só foi notado quando a doença já tinha se espalhado para o fígado
Às vésperas de completar 41 anos, Geoffrey Seymour, que mora em Londres, notou o primeiro sinal de que havia algo errado com sua saúde. Após ir ao médico e ser submetido a alguns exames, veio o diagnóstico de câncer de intestino em estágio 4, com metástase no fígado.
Para Geoffrey, a descoberta foi surpreendente, pois ele se sentia saudável e não apresentava sintomas evidentes para alertá-lo sobre o crescimento do câncer.
Ele contou que sangue nas fezes foi o que lhe acendeu o alerta. Esse sinal, assim como mudanças do funcionamento intestinal, como a prisão de ventre ou a diarreia, podem ser indícios do câncer de intestino.
Contudo, essas alterações costumam ser menosprezadas. Muitas vezes, a pessoa pode pensar que é uma questão apenas alimentar e não procurar ajuda médica.
Após o diagnóstico, em março de 2021, Geoffrey fez cinco ciclos de quimioterapia a cada três semanas. Estas inicialmente ajudaram a reduzir as lesões em seu fígado. Em dezembro de 2021, ele fez uma cirurgia para remover um terço do fígado.
Um mês depois, uma varredura mostrou mais tumores no fígado de Seymour. Então, ele teve outra rodada de quimioterapia.
Foi um sucesso e a cirurgia hepática foi marcada para junho de 2022. No entanto, algumas semanas antes da cirurgia, um exame revelou a progressão da doença.
Depois de um tempo, a quimioterapia parou de funcionar e, agora, Geoffrey viajou para a Alemanha para fazer uma terapia com células dendríticas – onde uma vacina personalizada é criada em laboratório com o objetivo de estimular o sistema imunológico.
De acordo com a Cancer Research UK, a pesquisa nesta área está no início e o tratamento não é barato. Geoffrey está a arrecadando fundos para pagar por esses tratamento.
Câncer de intestino
O câncer de intestino, também chamado de câncer colorretal, é um tumor maligno que se desenvolve no intestino grosso, que inclui o cólon e o reto. Ele quase sempre se desenvolve a partir de pólipos, lesões benignas que crescem na parede do intestino, muitas vezes sem dar qualquer sinal.
Esse tipo de câncer pode ser fatal se não for detectado e tratado a tempo. Há uma probabilidade de que o câncer se espalhe para outras partes do corpo, incluindo fígado, pulmões, cérebro, ou linfonodos distantes.
Enquanto o tumor no intestino é chamado de tumor primário, o tumor que está em uma parte diferente do corpo é chamado de tumor secundário, ou metástase.
Sinais e sintomas do câncer de intestino
Ficar atento a qualquer sinal é importante para detectar o câncer de intestino nas fases iniciais. Veja alguns:
- Sangue nas fezes ou nas fezes
- Hábitos fecais alterados, como fezes finas como lápis; Mudança de constipação para diarreia e vice-versa
- Palidez, cansaço constante, exaustão, queda no desempenho, perda de peso
- Endurecimento palpável no abdômen e/ou linfonodos aumentados
- Dor abdominal que dura mais de uma semana
- Ruídos intestinais altos, estrondo, flatulência forte e persistente
- Vontade frequente de defecar
Apesar desses conhecidos sintomas, quando a doença está no início, não é comum a ocorrência deles, por isso é importante a realização de exames preventivos para a detecção precoce.