5 sinais de demência que podem passar despercebidos
A falha em reconhecer os primeiros sinais de demência leva ao diagnóstico tardio da doença
A falha em reconhecer os primeiros sinais de demência leva as pessoas a passarem anos sem ter um diagnóstico preciso da doença. Isso porque os sintomas podem ser tão vagos que são facilmente descartados como algo natural do envelhecimento.
Associada a um declínio contínuo do funcionamento do cérebro, a demência se divide em muito tipos diferentes e está relacionada a inúmeras causas. A perda de memória, por exemplo, principalmente após os 65 anos, é um sinal da doença, mas está longe de ser o único.
O NHS, Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, informa que existem algumas indicações iniciais comuns de demência, que podem aparecer algum tempo antes do diagnóstico.
- 9 sinais de demência precoce para ficar atento em você e em seus familiares
- Depressão e temperatura corporal: entenda conexão apontada pela ciência
- O hábito simples que pode ser um escudo contra a demência
- 7 indícios de que você sofre de intolerância à lactose
Embora a doença não possa ser revertida, um diagnóstico o mais rápido possível é fundamental para retardar seu avanço. Confira alguns sinais abaixo:
Dificuldades para encontrar palavras
Segundo o NHS, a dificuldade na comunicação também é um sinal de alerta precoce de demência. Nesses casos, a pessoa tende a lutar para seguir uma conversa ou encontrar a palavra certa.
Perder o controle do dinheiro
Pesquisas mostraram anteriormente que problemas com gerenciamento de dinheiro podem aparecer anos antes de um diagnóstico de demência.
Um estudo, liderado pela Escola de Saúde Pública Johns Hopkins Bloomberg, descobriu que aqueles diagnosticados eram mais propensos a perder a data de vencimento de contas até seis anos antes de serem diagnosticados.
A má gestão de dinheiro tem sido vista mais específica para a doença de Alzheimer. Segundo o NHS, “dificuldade com números e/ou lidar com dinheiro em lojas” é um sintoma-chave.
Confusão
Pode acontecer também da pessoa se sentir confusa com dias da semana, se preparar-se para um evento social no dia errado, perder-se indo a algum lugar com o qual esteja muito familiarizado. Esse sinal acontece no estágio inicial da doença, por isso é preciso se atentar a ele quando torna-se frequente.
Repetições
Também é comum a pessoa repetir perguntas ou algo que disseram 30 segundos antes ou ainda recontar uma história como se ouvinte nunca a tivesse ouvido.
Esquecer como usar as coisas
Pessoas com demência podem se ver incapazes de fazer coisas que faziam todos os dias por toda a vida, como abotoar uma camisa, por exemplo. Este é um efeito colateral da perda de habilidades de coordenação.