Últimas notícias:
Loading...

5 sinais de que seu corpo tem vitamina D extremamente baixa

É importante notar que esses sintomas podem ser inespecíficos e podem ser causados por outras condições de saúde

O papel da vitamina D é extremamente crucial na realização de várias funções corporais. Ela ajuda o corpo a absorver e reter o cálcio e o fósforo, dois minerais importantes de que o organismo precisa. Estudos de laboratório também descobriram que a vitamina D pode reduzir o crescimento do câncer, inibir a infecção e reduzir a inflamação.

O papel mais importante dessa vitamina, no entanto, é manter os ossos fortes e saudáveis.

Quando em falta no organismo, alguns sintomas costumam aparecer. Veja abaixo:

Carência de vitamina D provoca vários sintomas
Créditos: FreshSplash/istock
Carência de vitamina D provoca vários sintomas

Sonolência

Baixos níveis de vitamina D podem afetar o padrão de sono, pois a falta dessa vitamina eleva os níveis de hormônio do estresse ou cortisol. Devido a isso, é provável que você fique cansado com mais frequência e tenha ciclos curtos de sono, despertares noturnos e outros distúrbios do sono.

Dor nos ossos

Esta é uma das manifestações musculoesqueléticas mais importantes da vitamina D. Nesses casos, é comum a  pessoa sentir dor nos ossos, fraqueza nos músculos, baixa massa óssea e fraturas. A baixa vitamina D também leva a quedas frequentes e aumenta o risco de lesões associadas a elas.

Infecções frequentes

Devido ao seu papel significativo no sistema imunológico, a falta de vitamina D expõe o corpo a diferentes tipos de patógenos. Vários estudos descobriram que pessoas com baixos níveis de vitamina D correm maior risco de contrair resfriados, asma e infecções por gripe.

Depressão

O início da depressão pode ser devido a várias razões e a falta de vitamina D é uma delas. Uma revisão de 2020 publicada no jornal Depression and Anxiety descobriu que os suplementos de vitamina D podem ajudar pessoas depressivas.

Queda de cabelo

A vitamina D tem um papel fundamental na estimulação dos folículos capilares e na aceleração do crescimento capilar. A falta dessa vitamina leva a um crescimento de cabelo fraco e atrofiado e também causa uma queda maciça de cabelo. Baixos níveis de vitamina D também impedem o crescimento de novos fios .