5 sinais que indicam um assoalho pélvico fraco
O fluxo de urina que sai com a tosse, risada ou a prática de exercícios físicos é conhecido como incontinência urinária. Pode ser uma condição difícil e desagradável e sinal de um assolho pélvico fraco. Mas com a abordagem correta, o problema é tratável e controlável.
Os músculos do assoalho pélvico sustentam a bexiga e regulam a urina. Esses músculos podem se deteriorar gradualmente, resultando em incontinência.
A deterioração dos músculos do assoalho pélvico e o risco de incontinência também podem ser atribuídos à menopausa, envelhecimento, gravidez e parto e obesidade.
- Quando é o melhor momento para consumir vitamina D
- Por que este traço psicológico pode indicar falta de ômega 3?
- Saiba como estudar de graça no Reino Unido
- Dicas para reduzir o colesterol ruim e evitar doenças crônica
Afinal, o que é assoalho pélvico?
O assoalho pélvico é um conjunto de músculos e tecidos localizados na região inferior da pelve. Nas mulheres ele está localizado entre a vulva e o ânus e nos homens entre a bolsa escrotal e o ânus. Esses músculos suportam os órgãos pélvicos, como a bexiga, o útero (nas mulheres) e o reto.
Também conhecido como períneo, o assoalho atua como uma espécie de “rede” de suporte, ajudando a manter esses órgãos no lugar adequado e funcionando corretamente.
Além de fornecer suporte estrutural, o assoalho pélvico também desempenha um papel importante na função dos músculos esfincterianos, que controlam a micção (liberação da urina) e a defecação (eliminação das fezes).
Sinais de assoalho pélvico fraco
Sinais comuns que podem indicar um problema do assoalho pélvico incluem:
Vazamento acidental de urina ao rir, tossir ou espirrar
Quando você tosse, ri, espirra, corre ou faz levantamento de peso, a tensão na bexiga pode fazer com que você perca urina. Esta condição é conhecida como incontinência de esforço.
Não chegar ao banheiro a tempo
Pode haver ocasiões em que os músculos da bexiga se contraem excessivamente, tornando urgente o uso do banheiro. Esta condição é conhecida como bexiga hiperativa. Seus músculos detrusores podem se contrair excessivamente devido a um assoalho pélvico fraco.
Necessidade constante de ir ao banheiro
Condições que aumentam a produção de urina podem ser causadas por músculos pélvicos fracos. Um assoalho pélvico fraco pode causar alterações nos músculos, nervos ou outros tecidos que influenciam a função da bexiga.
Sensibilidade reduzida na vagina
A mulher com o assolho pélvico fraco pode ter a diminuição da sensibilidade sexual e até dificuldade ou incapacidade de orgasmo.
Perda de gases e fezes durante os esforços
Isso acontece porque quem controla a liberação da urina, fezes e de gases é o períneo. Então, quando ele perde a força, podem ocorrer esse problemas. É possível que aconteça mesmo sem a pessoa realizar esforço algum.
Como fortalecer o assoalho pélvico?
Os exercícios de Kegel são a forma mais comum de fortalecer os músculos do assoalho pélvico. Para realizá-los, contraia os músculos que você usaria para interromper o fluxo de urina. Mantenha a contração por alguns segundos e depois relaxe.
Repita esse processo várias vezes, gradualmente aumentando a duração das contrações. Você pode fazer esses exercícios em qualquer posição, seja sentado, deitado ou em pé.
Um fisioterapeuta especializado em saúde pélvica pode fazer uma avaliação e prescrever exercícios de fortalecimento específicos. Eles também podem utilizar técnicas de terapia manual para ajudar no relaxamento e fortalecimento desses músculos.