6 características para reconhecer a assexualidade

As pessoas assexuais possuem diferentes graus de atração, por isso, não se pode afirmar que todas são iguais

A assexualidade é uma orientação sexual, assim como a homossexualidade, bissexualidade e heterosexualidade.
Assexuais são pessoas que não sentem atração sexual e não têm interesse em parceiros sexuais – independente do gênero. No entanto, isso não descarta uma atração romântica.

Muitos assexuais procuram um relacionamento feliz, mas para eles isso não tem necessariamente a ver com sexo.

Existem também formas mistas de assexualidade: alguns sentem atração sexual apenas muito raramente ou apenas sob certas condições. Por exemplo: quando não há um vínculo afetivo formado. Outros ainda sentem atração sexual, mas não fazem nada a respeito.

A assexualidade é uma orientação sexual com muitas particularidades. Entenda alguns pontos
Créditos: zeynep boğoçlu/istock
A assexualidade é uma orientação sexual com muitas particularidades. Entenda alguns pontos

Como reconhecer a assexualidade?

É importante deixar claro que assexualidade não é o mesmo que celibato ou abstinência.

Para ficar mais claro, veja abaixo alguns sinais que podem indicar assexualidade. Lembrando que essas características mudam muito de pessoa para pessoa.

Dentro da assexualidade, existe um amplo espectro com diferentes ‘sub-orientações’ que a compõe. Por isso, não se pode afirmar que todos assexuais são iguais.

Sem desejo sexual

As pessoas que se identificam como assexuadas geralmente têm pouco ou nenhum interesse ou desejo sexual por outras pessoas e atividade sexual. Isso não quer dizer que elas não achem outras pessoas atraentes, apenas não têm nenhum pensamento sexual sobre elas. O foco está na estética ou no caráter do outro.

Nenhuma outra orientação sexual se aplica

Alguns indivíduos que não têm certeza sobre sua assexualidade geralmente sentem que não se encaixam em outras categorias sexuais.

Atração romântica existe

Não ter interesse sexual não quer dizer que essas pessoas não queiram ter um relacionamento afetivo. Elas podem, sim, ter atração romântica por outro indivíduo, bem como gostar de toques e carinho.

A sexualidade pode ser repulsiva

Algumas pessoas assexuadas podem se abster de sexo, enquanto outras acham o sexo repulsivo. No geral, existem diferentes preferências e gradações na orientação assexual.

Pouco entendimento sobre relações sexuais

Pessoas assexuais costumam ter dificuldade em entender por que outras pessoas investem tanto tempo e interesse em relações sexuais, já que para elas isso não tem importância.

Uma vida feliz sem sexo

Pessoas assexuais podem ser completamente felizes com sua vida sem sexo. E mesmo se sentindo pressionadas a gostarem de sexo por conta de influências de amigos e familiares, não querem se curvar à pressão da sociedade.

As causas da assexualidade são amplamente desconhecidas

A ciência ainda não sabe muito sobre assexualidade. Mas o assunto é levado a sério e não descartado como um distúrbio.

Assexualidade também não é o mesmo que abstinência. Porque o último significa abster-se de atividades sexuais, embora a motivação existam em princípio.

No caso da assexualidade, não há causas orgânicas ou hormonais. Fisicamente, as pessoas assexuadas são capazes de fazer sexo, só não sentem vontade.

Alguns sexólogos suspeitam que há por trás da assexualidade uma função diferente naquelas áreas do cérebro que controlam o desejo.

No passado, as causas psicológicas eram usadas como explicação: experiências sexuais negativas, como abuso na infância ou estupro, depressão ou homossexualidade não realizada.

Hoje, porém, entende-se que a assexualidade é inata e simplesmente uma manifestação da sexualidade humana.