6 dicas para driblar a sua ansiedade
A psicóloga Camila Reis fala sobre ansiedade e dá dicas de como lidar com ela:
Ansiedade é um sentimento natural e presente na vida de todos nós. Entretanto, existem diferentes graus de ansiedade e diferentes formas de lidar, mas o excesso pode prejudicar sua saúde e muitas pessoas procuram diversos profissionais para ajudá-los a lidar com isso. Ela é uma das queixas mais comuns nos consultórios de psicólogos e psiquiatras e, frequentemente, é um assunto a ser desabafado entre amigos e familiares. Crianças e adultos podem ser afetadas por fortes crises/momentos/geradores de ansiedade, mas atualmente tem sido mais frequente nos jovens.
Ela aparece mais intensamente em um mundo em que as pessoas estão online a todo o momento, em que não aprendem a se desligar, são extremamente autocríticas e muito exigentes consigo mesmas. Além disso, vivemos em uma sociedade em que a exibição do ter manipula as nossas “vontades” e passamos a desejar aquela vida que o outro diz viver. Como se não bastasse, desde muito novos somos estimulados a ter uma vida acelerada, com muitas atividades – como os estudos na escola tradicional e as escolas de música, esportes, idiomas etc. Vivemos em ação e fazendo tarefas múltiplas quase todos os dias..
- Como identificar os sinais do câncer de pâncreas no início
- Inter x Como: aposte na odd 4.00 para Lautaro Martinez marcar primeiro
- SP: 5 cidades com clima de romance para aquela viagem de casal
- Universidade de Dublin abre inscrições em programa de bolsas integrais
Em meio a tantas cobranças que ratificam o nosso desespero, há ainda a necessidade de sentir que controla o ambiente em que estamos inseridos e que hoje todas as informações precisam vir de forma rápida e fácil. Você precisa falar inglês, espanhol e francês porque, afinal, o mundo é globalizado. Você também precisa fazer viagens, participar de projetos voluntários, malhar, cuidar da sua alimentação e saúde, ganhar muito dinheiro e, lógico, ter uma carreira de sucesso,ser uma pessoa de sucesso. Natural que, diante desse cenário, a gente se sinta mais ansioso.
Temos muita dificuldade na administração do tempo e, principalmente, nesse mundo de imagem tão “perfeitinho” temos medo do fracasso. Por isso, com essa manifestação do corpo diante das pressões e cobranças, darei a seguir algumas dicas para lidar com a ansiedade:
1. Vale a pena se preocupar tanto?
A maior angústia presente quando as pessoas consideram que estão se sentindo ansiosas são as “pré-ocupações” com o futuro. Como o nome já diz, a gente se ocupa previamente de um amanhã imprevisível. Não adianta tentar antecipar o que vai acontecer com você, com seu trabalho ou afins, porque muitas coisas podem e VÃO mudar. Quando a gente lida com outras pessoas, são variáveis incontroláveis.
Por isso, é importantíssimo que você olhe para trás e analise como você lidou com os imprevistos? Como você lidou em situações semelhantes a esta? Se você se sai bem, coloque isso na sua cabeça, VOCÊ É CAPAZ DE RESOLVER O QUE VIRÁ. Mas se olhando para traz você percebe que não conseguiu lidar bem com situações parecidas, então está na hora de você parar e pensar, refletir sobre que ações você teve no passado e o que você precisa fazer de diferente agora.
2. Seja positivo consigo mesmo
Continue lendo aqui as 6 dicas para driblar a sua ansiedade