6 sinais comuns que indicam açúcar elevado no sangue

Se você apresentar esses sintomas, é importante procurar um médico para avaliação e diagnóstico

Os níveis de açúcar no sangue dependem do que e quando você come. Às vezes, porém, o corpo não funciona como deveria e as células param de absorver o açúcar adequadamente. Os níveis de açúcar no sangue aumentam e, como resultado, começa a danificar vasos sanguíneos, órgãos e nervos. Esta condição pode levar a complicações perigosas, como diabetes tipo 2.

Saiba como o corpo sinaliza os níveis elevados de açúcar no sangue
Créditos: ljubaphoto/istock
Saiba como o corpo sinaliza os níveis elevados de açúcar no sangue

Sintomas de níveis elevados de açúcar no sangue

Os sintomas de níveis elevados de açúcar no sangue podem variar. Os mais comuns incluem:

Sede intensa e constante: esse é um dos primeiros sinais de hiperglicemia. Isso ocorre porque o corpo tenta eliminar o excesso de açúcar na urina, levando à desidratação.

Micção frequente (poliúria): a necessidade de urinar com mais frequência do que o normal é outro sinal. O aumento da glicose no sangue leva os rins a trabalharem mais para filtrar o açúcar, resultando em maior produção de urina.

Cansaço constante: a hiperglicemia pode levar à sensação constante de cansaço e fraqueza, pois as células não recebem a quantidade adequada de glicose para funcionar adequadamente.

Cicatrização lenta de feridas: a hiperglicemia pode prejudicar a capacidade do corpo de se curar, levando a cicatrização mais lenta de feridas e cortes.

Formigamento ou dormência: a neuropatia diabética, uma complicação da hiperglicemia, pode causar formigamento ou dormência nas mãos e nos pés.

Perda de peso não intencional: em alguns casos, a hiperglicemia pode levar à perda de peso não intencional, apesar da fome aumentada. Isso ocorre porque o corpo está queimando músculos e gordura para obter energia, uma vez que as células não estão recebendo glicose suficiente.