6 sintomas de labirintite para se atentar
Labirintite atinge cerca de 33% da população brasileira, indica pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
Caracterizada pela inflamação ou irritação do labirinto (uma estrutura localizada no ouvido interno), a labirintite é uma condição que afeta o equilíbrio e a audição, por meio duas partes principais: o labirinto membranoso, que contém as estruturas responsáveis pela audição e o labirinto ósseo, que abriga os órgãos do equilíbrio.
Pode acontecer por razões de origem viral – quando causada por corpo estranho – ou vascular, como consequência de um espasmo dos vasos ou de um problema relacionado a eles. Além disso, pode se desenvolver como resultado de uma infecção no ouvido que não foi tratada adequadamente e que pode então progredir para o ouvido interno.
Como saber se tenho labirintite?
Um profissional de saúde pode realizar um exame físico, fazer uma avaliação da audição e do equilíbrio e, se necessário, solicitar exames adicionais, como ressonância magnética, para determinar a causa dos sintomas e recomendar um plano de tratamento adequado.
Infelizmente não é possível prevenir a labirintite, mas é possível curá-la se intervir a tempo. Geralmente são prescritos antibióticos, anti-histamínicos, analgésicos ou corticosteróides.
É importante notar que os sintomas da labirintite podem ser semelhantes aos de outras condições médicas, como enxaqueca, síndrome de Menière, problemas de pressão arterial e infecções no ouvido médio.
Sintomas da labirintite
A sensação de tontura, que se sente ao ficar em pé e ao caminhar, mas que também pode estar presente ao sentar e deitar é considerada o principal sintoma da labirintite.
Tem característica incapacitante, por conta da capacidade de comprometer o desempenho das atividades diárias normais, e não apenas do trabalho, mas também de atividades simples como levantar-se, lavar-se e tomar banho, ou preparar alimentos.
Segundo os especialistas, os sintomas tendem a ter um início muito rápido e especialmente durante os primeiros dias são muito intensos e recorrem especialmente quando a cabeça se move muito rapidamente.
Outros sinais:
Zumbido no ouvido: algumas pessoas com labirintite podem experimentar zumbido no ouvido (tinnitus), que é uma sensação de som constante ou intermitente nos ouvidos.
Vertigem: é uma sensação intensa de movimento rotatório, geralmente descrita como a sensação de que a pessoa ou o ambiente ao redor está girando. A vertigem é frequentemente acompanhada de náuseas e vômitos.
Perda de equilíbrio: pessoas com labirintite frequentemente sentem dificuldade em manter o equilíbrio e podem tropeçar ou cair facilmente.
Náuseas e vômitos: a vertigem e a tontura intensa frequentemente levam a náuseas e vômitos.
Desorientação espacial: a labirintite pode causar desorientação espacial, fazendo com que a pessoa se sinta desequilibrada e incapaz de julgar adequadamente a posição de seu corpo em relação ao ambiente.
Perda auditiva: embora menos comum, a labirintite também pode estar associada a uma perda auditiva temporária ou permanente, dependendo da gravidade da inflamação ou irritação no ouvido interno.