6 vitaminas que você deve tomar para evitar queda de cabelo
Descubra quais são os seis tipos de vitamina que ajudam a controlar a queda de cabelo
Cabelo na pia, no ralo, travesseiro ou espalhado pela casa é sinal de alerta para os mais apegados às madeixas. É consenso entre a literatura médica, no entanto, que a perda de 100 a 150 fios de cabelos não representa qualquer tipo de anormalidade.
No entanto, caso perceba uma queda de cabelo mais intensa e acima desse limite, aconselha-se a procurar a opinião de um especialista.
Isso porque existem diversas razões para a queda de cabelo: predisposição genética, desequilíbrios hormonais, estresse, doenças, deficiências nutricionais e efeitos colaterais de medicamentos, entre outros.
- Sintoma de câncer de pele pode ser notado ao subir escada
- Federal de Rondônia abre 2,6 mil vagas em 64 cursos gratuitos
- 3 lugares para viajar sozinha e dicas preciosas para a melhor experiência
- Três sintomas comportamentais que indicam depressão
Portanto, a queda excessiva de cabelo pode sinalizar carência de certos nutrientes essenciais, ou indicar a presença de doenças, como alopecia, desregulações hormonais ou outros fatores como estresse, seja físico ou emocional.
Desregulação hormonal:
Pode acontecer durante a gravidez, pós-parto, menopausa ou devido a distúrbios da tireoide, como hipotireoidismo ou hipertireoidismo.
Estresse:
Situações estressantes, física ou emocional, podem desencadear a queda de cabelo.
Motivados por doença grave, cirurgia, trauma emocional ou perda significativa de peso, a perda associada ao estresse pode levar a um tipo de queda de cabelo chamado eflúvio telógeno.
Efeitos colaterais de medicamentos:
Alguns medicamentos podem causar queda de cabelo como efeito colateral, incluindo remédios para câncer (quimioterapia), anticoagulantes, retinoides, medicamentos para pressão arterial, entre outros.
Má alimentação:
Deficiências de vitaminas, minerais e proteínas, causadas por uma dieta desequilibrada e pobre em nutrientes essenciais, podem afetar a saúde do cabelo e, consequentemente, provocam a queda.
No entanto, há alternativas para controlar a queda de cabelos. Confira as vitaminas mais indicadas por especialistas:
- Vitamina A
- Vitaminas do complexo B
- Vitamina C
- Vitamina D
- Vitamina E
- Selênio
Com informações do Jornal do Commercio.